CONFERÊNCIA “EDUCAR: RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA OU DA ESCOLA?”

Educar compete à família ou à escola? A resposta será dada durante uma conferência no próximo dia 6 de dezembro, pensada para pais, encarregados de educação, professores, auxiliares de ação educativa e da área social. A ação, “Educar: responsabilidade da família ou da escola?”, acontece na Casa da Cultura pelas 14h30 e é aberta ao público em geral.

O objetivo da ação é debater, numa perspetiva crítica e construtiva, os desafios da educação nos dias de hoje, a importância da colaboração escola-família-comunidade na aprendizagem e no sucesso escolar das crianças e numa perspetiva mais lata, na sua trajetória de vida e consequentemente, na formação dos cidadãos. Tendo em conta que a escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, pretende-se assim debater a importância da interação entre escola e família e das implicações deste envolvimento. A condução dos trabalhos estará a cargo da Professora Fernanda Rodrigues, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e do Professor Pedro Rosário, do Instituto de Psicologia da Universidade do Minho.

A ação, promovida pela Câmara Municipal de Melgaço, foi pensada para agentes educativos – pais, encarregados de educação, professores, auxiliares de ação educativa e da área social, estando no entanto aberta à população em geral que manifeste interesse pelo tema. A participação é gratuita mas de inscrições obrigatórias até ao dia 2 de dezembro aqui.