Crianças e jovens sensibilizados para a importância do turismo em Melgaço

O Município de Melgaço está a promover por estes dias uma campanha de sensibilização para o turismo, junto da comunidade escolar. As ações acontecem no âmbito da implementação do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo e estão envolvidos cerca de 600 alunos, do 1º,2º e 3º ciclos e do secundário, do Centro Escolar de Pomares e do Centro Escolar da Vila.

A campanha de sensibilização pretende sensibilizar a população em geral para a importância do turismo e para o desenvolvimento positivo da região, demonstrar a relevância de bem receber os visitantes e de cada um ser uma mais-valia na experiência turística, evidenciar a importância de todos zelarem pela proteção e preservação do destino, ao mesmo tempo que lhes é incutido o quão importante é a identificação de cada melgacense com a sua região. Sob o mote “Crescemos juntos”, pretende-se que cada habitante se torne anfitrião do destino. Sorrir, cumprimentar, informar e proteger são os mandamentos para bem receber o turista, com a tradicional hospitalidade das gentes da região.

Depois dos workshops com empresários e associações locais (que decorreram em março e outubro), e da campanha de outdoors e mupi’s, que teve início em novembro e está presente em todo o município, a campanha de sensibilização chega agora à comunidade escolar. A última das ações é a publicação no boletim municipal, prevista durante o mês de dezembro.

Recorde-se que em março a campanha de sensibilização foi apresentada a toda a população e aos empresários locais, com o intuito de juntos alavancarem ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’. «Os turistas desejam sentir-se bem recebidos, acarinhados, como se em sua casa estivessem usufruindo, contudo, de um ambiente único de tranquilidade, segurança, privacidade, ao mesmo tempo que desfrutam de tudo o que o destino tem para oferecer, incluindo o contacto com a população e a sua cultura. Cada cidadão torna-se assim embaixador de Melgaço, zelando pela qualidade da experiência do turista e protegendo o destino, não permitindo que perca a sua autenticidade e atributos naturais e ambientais.», refere a responsável da campanha (do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo), Mónica Montenegro. ‘Especial para os visitantes, extraordinário para os melgacenses’, enaltece.

MELGAÇO É UM DESTINO DE NATUREZA POR EXCELÊNCIA
Com caraterísticas geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque de entre todos os subdestinos do Porto e Norte de Portugal, em Melgaço é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano, ao sabor de um Alvarinho único e do fumeiro da região. Com base nestas potencialidades, o Município de Melgaço, com o apoio do NORTE 2020, está a executar a operação «Estratégia de Marketing para o Turismo de Natureza de Melgaço». Com um investimento elegível de 298.945,35 EUR e um apoio FEDER de 254.103,55 EUR, esta operação, visa incrementar o envolvimento da população local no desenvolvimento do turismo, promover uma cidadania mais ativa das crianças e jovens ao nível do ambiente e da sustentabilidade, bem como a educação ambiental para a conservação da natureza, melhorar a gestão e disponibilização de informação sobre a oferta turística do município e aumentar a notoriedade de Melgaço como destino, incrementando fluxos turísticos para a região.

A ESTRATÉGIA
Com o Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo, Melgaço quer preparar-se para o turismo numa lógica sustentável, com impactos no desenvolvimento local, alavancar a notoriedade da região enquanto destino turístico, aumentar a qualidade da experiência do visitante e melhorar o desempenho do turismo.

Neste sentido, desde o dia 4 de janeiro de 2018, está também em curso uma campanha de marketing digital sob a designação ‘Discover Melgaço’, presente em quatro redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest) e no domínio www.discovermelgaco.pt. «Este posicionamento remete para uma imagem de natureza ativa, com um conceito de luxo associado a isolamento positivo, autenticidade e a ambientes naturais que lhes permitam praticar desportos em ambientes de natureza e/ou desfrutar de recantos ricos em paisagem, história, cultura e tradição.» explicou Mónica Montenegro, aquando da apresentação pública.

A estratégia da campanha de marketing assenta na divulgação de cinco produtos, que se dividem em: estratégico – o Turismo de Natureza (mais consolidado, com maior capacidade de atração de visitantes e com infraestruturas para suportar); complementares – Saúde e Bem-estar, Gastronomia e Vinhos e Cultura e Património (complementam a experiência; atraem um público mais segmentado, reduzindo a dependência do destino face aos estratégico); e secundário – Turismo desportivo (importante para diversificação de produto).

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