Descobrir e desfrutar do que Melgaço Tem
De 2 a 4 de junho, o destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, convida à descoberta do concelho durante o “Pegada Zero – Melgaço Minho Tourism Design Experience”. Serão três dias recheados de atividades e experiências inovadoras com base nos recursos endógenos, autênticos e sustentáveis da região, envolvendo vários agentes da região. Nesta edição, Melgaço convida ainda à estreia do documentário “Melgaço – Biodiversidade e Valores Naturais”.
Haverá um programa para a Fam Trip e um outro geral. Em linha com o posicionamento definido no seu Plano Estratégico setorial – Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, o evento “Pegada Zero – Minho Tourism Design Experience” pretende destacar as potencialidades do concelho na vertente de turismo de natureza, envolvendo os agentes que atuam na região: empresas de animação, restauração, alojamento, comunidade local, entre outras; mas também pretende que se desenvolvam ações de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o setor do turismo.
A edição deste ano fica também marcada pela estreia do documentário “Melgaço – Biodiversidade e Valores Naturais”, do realizador Miguel Arieira (Associação Ao Norte), realizado no âmbito do Plano Educacional para a Reserva da Biosfera do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR-03-2215-FC-000068. O trabalho promove o Património Natural do concelho de Melgaço: as espécies mais emblemáticas de Fauna e Flora; a diversidade de habitats; e as deslumbrantes paisagens. Destaque, ainda, para uma componente educacional, numa perspetiva de sensibilização para as questões relacionadas com a conservação destes valores naturais. A estreia está marcada para o dia 4 de junho, pelas 15h30, na Casa da Cultura de Melgaço e contará com a presença do biólogo Duarte Silva (FLora data – acompanhamento científico).
O património natural de Melgaço concede-lhe uma posição de destaque e contribui para que a região tenha todas as condições para a prática de atividades de turismo de natureza, não fosse o concelho estar situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera. As suas características geográficas e geológicas, fazem de Melgaço um destino de natureza por excelência. A valorização dos recursos naturais, culturais, enogastronómicos, como o PNPG, o Rio Minho (Rede Natura), o vinho alvarinho, o fumeiro e outros produtos locais, garantem a vivência de experiências únicas e diversificadas, ao mesmo tempo que permitirão dar a conhecer a região, as suas gentes e costumes, durante os três dias do evento.
PROGRAMA
FAM TRIP
Dia 01 de junho
15h00 – Check-in (Hotel Monte Prado)– Receção dos participantes
19h00 – Momento de apresentação das empresas
20h00 – Atuação do grupo etnográfico Casa do Povo
20h30 – Jantar (Hotel Monte Prado)
Dia 02 de junho
09h00 – Caminhada aquática / Canyoning Varziela, Castro Laboreiro – Montes Laboreiro
13h00 – Almoço (Castro Laboreiro – Miradouro de Castro)
14h30 – Caminhada Just Nature
16h30 – Experiência Abelhas Buckfast
18h00 – Melgaço + Sustentável – Plantação de uma árvore no “Melgaço Sustainable Wood of Fame” (Centro de Estágios de Melgaço)
18h45 – Hotel Monte Prado
20h00 – Jantar (Restaurante Tasquinha da Portela)
Dia 03 de junho
08h00 – Check-out (Hotel Monte Prado)
09h00 – Experiência no Rio Minho
Batismo de atividades praticadas no Rio Minho
-
-
- Rafting
- Canoaraft
- Hidrospeed
- Kayak
- Salto Pendular
- Paddle
-
13h00 – Almoço (Termas de Melgaço)
14h30 – Visita às Termas de Melgaço
15h00 – Prados de Melgaço
16h30 – Quinta de Soalheiro
PROGRAMA GERAL
Dia 04 junho
09h30 – Workshop -Técnicas de extração e imobilização em meio aquático | Escola Superior de Desporto e Lazer (IPVC)
09h45 – Parte Teórica
– Técnicas de extração em meio aquático
– Imobilização com talas moldáveis
10h45 – Parte prática nas piscinas exteriores do Centro de Estágios de Melgaço
Formadores: Artur Caldas e Pedro Leal
14h30 – Almoço (Buffet na Casa da Cultura de Melgaço)
Nota: Inscrição obrigatória em: https://forms.gle/pQUxixKTR7oDqHRr6
15h30 – Estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”
Com o realizador Miguel Arieira (Associação Ao Norte) e o biólogo Duarte Silva (Foradata – acompanhamento científico) – Casa da Cultura de Melgaço
16h30 – Inauguração da exposição “Transfiguracion da Materia” de Xuli Fontes (Casa da Cultura de Melgaço)
17h00 – Encerramento do “Pegada Zero – Melgaço Minho Deisgn Experience”
A edição de 2022 está enquadrada na execução da Op. NORTE-06-3928-FEDER-000019, integrada no programa “Minho Tourism Design Experience”, financiado pela estratégia de eficiência coletiva PROVERE Minho Inovação, desenvolvida pelas comunidades intermunicipais (CIM) do Ave, Cávado e Alto Minho.
MELGAÇO, O DESTINO DE NATUREZA MAIS RADICAL DE PORTUGAL!
O município de Melgaço é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente. Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, onde se fabrica uma das mais sublimes castas de vinho verde, o famoso Alvarinho, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.
A sua beleza natural, o clima, o património histórico, a gastronomia e os vinhos de alvarinho, são alguns dos motivos pelos quais muitos escolhem Melgaço para descansar!