Dia Mundial do Enoturismo assinalado em parceria com a Rota do Alvarinho

Voltamos a associar-nos às celebrações do Dia Mundial do Enoturismo: nos dias 9 e 10 de novembro, com um programa repleto de atividades que destacam a região como um destino de enoturismo de excelência. As distintas propostas, a decorrerem em vários pontos da sub-região de Monção e Melgaço, numa parceria com diferentes produtores aderentes da Rota do Alvarinho, oferecem aos visitantes experiências únicas e memoráveis.

As sugestões para celebrar a efeméride incluem uma caminhada pelas vinhas, visitas a adegas com provas gratuitas de vinhos harmonizados com produtos regionais, uma sessão de pintura e experiências gastronómicas com harmonizações de vinhos selecionados.

Nestes dias, a autarquia de Melgaço convida também para uma visita à Rede Melgaço Museus, composta pelo Núcleo Museológico da Torre de Menagem, Museu do Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, Espaço Memória e Fronteira e pelo Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, cujas entradas serão gratuitas.

Para tornar a experiência completa, os visitantes que fizerem reservas diretas nos alojamentos aderentes (todos aderentes da Rota do Alvarinho) poderão ainda usufruir de um desconto de 10% (válido para pernoitar na noite de sábado para domingo) e serão recebidos com um copo de boas-vindas de alvarinho.

A sub-região de Monção & Melgaço distingue-se, claramente, como o local de origem e de excelência do vinho alvarinho. A Rota do Alvarinho de Monção & Melgaço foi criada pelos dois concelhos para divulgar as suas tradições vitivinícolas, dinamizando o enoturismo do território. Adegas, restaurantes, unidades de alojamento, comércios, museus, empresas de animação turística e agências de viagens unem-se para oferecer múltiplas atividades e itinerários, proporcionando experiências únicas e memoráveis num destino de vinhos de excelência. Conheça o projeto em www.rotadoalvarinho.pt.

Saiba-se que o Dia Mundial do Enoturismo é assinalado a 10 de novembro. Para comemorar a efeméride, todos os membros da Recevin (European Network of Wine Cities) e da Ametur (Associação Mundial de Enoturismo), como o é o caso do município de Melgaço, fomentam iniciativas e eventos relacionados com o turismo ligado ao setor vitivinícola. A data pretende valorizar os territórios produtores de vinho através da divulgação da suas culturas, património e tradições, assim como dos agentes locais de enoturismo.

Conheça aqui o programa promovida pela Rota do Alvarinho.