ENTRADA GRATUITA EM VÁRIOS ESPAÇOS DE MELGAÇO

‘Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal’ é o tema do Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro. A data vai ser assinalada pela Câmara Municipal de Melgaço com entradas gratuitas nos Museus do concelho e na Porta de Lamas de Mouro.

A Torre de Menagem, o Espaço Memória e Fronteira, o Museu de Cinema, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro e a Porta de Lamas de Mouro são os espaços com entrada gratuita. Os turistas que visitarem Melgaço terão ainda a oportunidade de visitarem o Solar do Alvarinho. Este espaço está aberto ao público gratuitamente todo o ano e oferece provas de Alvarinho.

De acordo com dados da Loja Interativa de Turismo relativamente a estes espaços, o Solar do Alvarinho é o predileto: desde o início do ano 12769 turistas passaram por aqui. Porta de Lamas de Mouro tem sido outro dos locais escolhidos, 7305 turistas. No que respeita aos museus a Torre de Menagem é o local eleito, recebeu 5050 turistas; segue-se o Museu de Cinema (1689); o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro (1597); e o Espaço Memória e Fronteira (1325).

Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro
Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.
A Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro encerra à segunda-feira mas a receção está aberta ao público.

Horário do Solar do Alvarinho
Sala de Prova e Loja
Abril – setembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00
Outubro – março: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Bar
Abril – setembro: todos os dias das 10h00 às 20h00
Outubro – março: todos os dias das 10h00 às 19h00
Encerra no domingo e segunda-feira de Páscoa, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro

E ainda…
À iniciativa associaram-se também algumas empresas do concelho. A Melgaço Radical, a Montes Laboreiro e a Melgaço Whitewater (MWW) oferecem 20% de desconto em todas as atividades e o Centro Hípico um passeio a cavalo.

Melgaço está na rota do turismo
A Loja Interativa de Turismo de Melgaço recebeu desde o dia da sua inauguração (1 de maio de 2015) até ao dia 21 de setembro de 2016 cerca de 5 mil visitantes. Os números falam por si mostrando que o espaço tem cumprido a sua missão de dar a conhecer todas as riquezas patrimoniais, ambientais e artísticas do concelho a quem o visita.

Neste período, a Loja Interativa de Turismo acolheu turistas de diversos pontos do País e do Mundo. Do total de visitantes, 2543 são nacionais e 2330 são internacionais, sendo que dos visitantes internacionais as nacionalidades que mais se destacam são Espanha e França. E em termos dos visitantes nacionais os distritos que mais se destacam são Porto, Lisboa e Braga.

No dia 27 de setembro a Loja Interativa de Turismo abrirá, como habitualmente, as portas para acolher de forma calorosa e hospitaleira os muitos visitantes que por esta altura escolhem Melgaço como destino turístico à procura dos encantos do Alto Minho em tempo de vindimas ou das cores outonais que pintam as paisagens nesta época do ano.

APOSTA NA DIVULGAÇÃO DO CONCELHO
Estes números são o resultado de uma aposta clara da autarquia na qualidade dos espaços e do seu acervo. Em Melgaço é possível descobrir histórias únicas, contadas com o rigor histórico, mas com as novas tecnologias apelativas e sem dúvida cativantes para o visitante.

A saber…o Dia Mundial do Turismo tem o objetivo de promover a consciencialização sobre a importância do turismo e do seu impacto social, cultural, político e económico. A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.
A temática deste ano apela à difusão da importância e dos imensos benefícios que a acessibilidade universal traz à sociedade em geral. As celebrações oficiais vão ter lugar no dia 27 de setembro em Banguecoque, na Tailândia.