‘ENVELHECIMENTO ATIVO’ EM MELGAÇO
A Rede Europeia Anti-Pobreza – EAPN Portugal – (Núcleo de Viana do Castelo), em parceria com a Câmara Municipal de Melgaço, organiza no dia 11 de outubro uma Ação de Formação sobre Envelhecimento Ativo. A iniciativa acontece entre as 14h15 e as 17h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço, e é dirigida a Técnicos/as de intervenção social e dirigentes de IPSS e à comunidade em geral.
A Formação, com a temática ‘Envelhecimento ativo: desafios e estratégias para as instituições’, tem como principal objetivo promover a partilha de conhecimentos e experiências de práticas e orientações que visem a promoção de um envelhecimento ativo de qualidade. ‘Melhorar a qualidade de vida deve ser uma preocupação constante da sociedade’, considera o autarca melgacense, Manoel Batista.
Paula Cruz, Socióloga e Técnica do Departamento de Investigação e Projetos da EAPN Portugal, e a dinamizadora da ação, vai tentar reduzir os estereótipos que apresentam os idosos como frágeis, doentes e pouco produtivos. Assim, aprofundará conhecimentos sobre a noção do envelhecimento ativo e os desafios do envelhecimento na atualidade; debaterá os mitos ainda existentes sobre o envelhecimento, sensibilizando para as potencialidades das pessoas idosas; e refletirá em torno de algumas estratégias passíveis de serem colocadas em prática nas Organizações/serviços que trabalham com pessoas idosas.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, e podem ser feitas pelo telefone 258 817 034 ou através dos e-mails vianadocastelo@eapn.pt ou damaral@cm-melgaco.pt, até 7 de outubro.