Estrelas do BTT internacional marcam presença na XI BTT XCO

Taça de Portugal de XCO 2025 com prova histórica

Algumas das maiores estrelas do BTT marcam presença na XI BTT XCO Vila de Melgaço. Entre os destaques desta edição, está a participação da equipa UCI TREK FACTORY RACING – PIRELLI, uma das mais relevantes do circuito mundial de Mountain Bike: Evie Richards, atual campeã do mundo de XCC e ex-campeã do mundo de XCO, Madigan Munro, atual campeã dos Estados Unidos de XCO e detentora de 13 pódios em Taças do Mundo, e Gunnar Holmgren, ex-campeão nacional do Canadá de XCO e quatro vezes pódio em Taças do Mundo, são os atletas confirmados até ao momento.

A acontecer nos dias 1 e 2 de março de 2025, este é um dos mais aguardados eventos do calendário nacional e internacional do BTT: marca o arranque da Taça de Portugal XCO 2025 e será a primeira vez que Portugal receberá uma prova da UCI XCO Junior Series. O momento reforça a crescente relevância do concelho melgacense no panorama desportivo mundial, nomeadamente na modalidade de XCO.

Esta edição trará uma outra grande novidade: dois dias de competição, com provas no sábado, 1 de março, proporcionando ainda mais espetáculo para atletas e público.

De entre os cerca de 300 inscritos, de cerca de dez nacionalidades, a destacar ainda a participação de Raquel Queirós, campeã nacional de XCO e XCC e representante de Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na competição masculina de Elite, destaca-se também a presença do campeão nacional da Irlanda, Christopher Dawson, do campeão nacional, Ricardo Marinheiro, e de alguns dos melhores atletas de Portugal, como Roberto Ferreira, João Cruz e Rafael Sousa.

A categoria júnior também promete emoção, com a presença da atleta francesa Lison Desprez e da campeã da Venezuela, Ana Ron. Nos juniores masculinos, está confirmada a presença de Noa Filippi, da equipa Canyon Cllctv, uma das formações de topo do circuito mundial.

O evento, que se realizará no Centro de Estágios de Melgaço, centro de treinos oficializado pela UEFA e reconhecido pela sua qualidade e diversidade de equipamentos, é uma prova teste para o Campeonato da Europa de XCO 2025, que acontecerá em julho (de 23 a 27). Contará com um percurso fechado de 3.650 metros, com amplas zonas de partida e duas áreas de assistência técnica, assegurando as melhores condições para os atletas.

A XI XCO Vila de Melgaço será, assim, uma prova de referência para atletas e adeptos da modalidade, consolidando Melgaço como um dos destinos de excelência para o BTT, projetando Melgaço no panorama internacional.

A realização da Taça de Portugal de XCO em Melgaço não é apenas um evento desportivo, mas sim mais um passo na afirmação do concelho como destino de referência para a prática de ciclismo e desporto de montanha. Segundo o nosso presidente, Manoel Batista, este evento destaca a visão estratégica do município: «Temos investido fortemente na melhoria das nossas infraestruturas desportivas e na captação de eventos de prestígio. O desporto é um motor de desenvolvimento e um fator de dinamização económica e turística. Ao recebermos competições como a Taça de Portugal de XCO e, em julho, o Campeonato da Europa, estamos a consolidar Melgaço como um destino de excelência para o BTT.»

Taça de Portugal de XCO 2025 com prova histórica

Aberta a atletas federados com licença desportiva de competição, para todas as categorias de ambos os sexos (Sub-17, Sub-19, Sub-23, Elites e Masters), tem inscrições a decorrer até 26 de fevereiro, através do site da Federação Portuguesa de Ciclismo (www.fpciclismo.pt), onde também é possível consultar o regulamento e o programa.

A iniciativa é promovida pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM e pelo Município de Melgaço, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP/FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), cumprindo os regulamentos da UCI (provas internacionais) e da UVP/FPC.