II Encontro do Alto Minho
O Município Mais a Norte de Portugal será palco do II Encontro do Alto Minho, com atividades a decorrer no Centro de Estágios, uma visita pelo centro histórico e ao Espaço Memória e Fronteira. A iniciativa está inserida nas Comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla 2017 e é organizada pela Equipa de Enfermagem da Unidade de Neurologia da ULSAM,EPE (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE) que escolheu Melgaço pelo ‘interessante passado histórico’ e o Centro de Estágios, ‘considerando-o um polo de excelência para a prática de atividade física /desportiva’. A ação acontece no dia 15 de junho, entre as 10h30 e as 17h00.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica que afeta o Sistema Nervoso Central, com maior incidência do género feminino, no jovem adulto (entre os 20 e os 40 anos). A prática de exercício físico e uma alimentação saudável são fundamentais para a promoção da qualidade de vida à pessoa com EM. Sendo Melgaço um local com variadíssimas ofertas para a prática de desporto, como sendo o Centro de Estágios, a iniciativa irá sensibilizar as pessoas com EM, e a comunidade em geral, para a prática da atividade física, contribuindo para as políticas de prevenção e intervenção comunitária na área da saúde.
A Esclerose Múltipla afeta mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central, tem como principais sintomas a fadiga intensa, visão turva, dormência ou formigueiro nos membros e problemas de força e coordenação. O Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se anualmente a 31 de maio.