Jornada: “Centro Maker: Novos Negócios e Novos Mercados”

O município de Melgaço irá promover no próximo dia 15 de novembro a Jornada “Centro Maker: Novos Negócios e Novos Mercados”. Esta iniciativa será uma oportunidade para a apresentação de estratégias e soluções a desafios já identificados pelo Espaço Makers. A iniciativa realizar-se-á no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 09h30. 

Neste âmbito, ao longo da jornada, serão apresentadas e analisadas distintas ideias de negócio que foram executadas no Espaço Makers de Melgaço, mas também nos restantes espaços de Portugal, nomeadamente de Paredes de Coura e Vila Nova de Famalicão, bem como da Galiza, concretamente de Ourense.

Recorde-se que já em setembro Melgaço levou a cabo a  jornada “Centro Maker: novos negócios e financiamento”, onde foram partilhados vários projetos. O objetivo, tal como agora acontece com a Jornada de 15 de novembro, é analisar o impacto e de que forma o projeto Emprendemakers se assume como uma mais-valia para os empreendedores, mas também apresentar soluções e ideias para que o Espaço Makers possa dar resposta aos desafios identificados, através das ações de formação, workshops e trabalhos já desenvolvidos, e assim auxiliar os empreendedores no desenvolvimento dos seus projetos.

A ação é participação livre, mas com inscrições obrigatórias, aqui.

 

PROGRAMA

09h30 – Receção aos Participantes
10h00 – Abertura da Jornada
Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço e da CIM Alto Minho
10h30 – Key Note Speak – “Territórios de baixa densidade e atratividade”
Joaquim Oliveira Martins, Ex-Diretor do Desenvolvimento Regional na OCDE, Special Advisor da Comissária Elisa Ferreira e Professor na Universidade Dauphine Paris
11h00 – Coffee Break
11h30 – Painel: “Atratividade do território para novos negócios e novos mercados”
Beatriz Sanchez, Fubdación Vega – Vigo (TBC)
José Gabriel Andrade, Director da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho
Moderador: Maria Rauch
12h30 – 14h00 – Almoço
14H00 – Key Note Speak: “Inovação e empreender em territórios de fronteira”
Dani Dieguez, Apoio.coop – Gerente, trainer e consultor
14h30 – PAINEL: “Empresas, ecossistemas de inovação e território”
Paulo Azevedo, Montes do Laboreiro
Verónica Solheiro, Prados de Melgaço
António Cerdeira, Soalheiro
Moderador: Catarina Batista Selada, Coordenadora de Políticas e Estratégias no CEIIA
15h45 – Centro Maker em números e futuro
Joel Esteves, Coordenador do Centro Maker Melgaço
16h00 – Conclusões
16h15 – Encerramento com alvarinho de honra no Centro Maker de Melgaço

 

O ESPAÇO MAKER DE MELGAÇO

O Centro Maker de Melgaço está integrado num projeto POCTEP, liderado pelo Município de Ourense – Galiza, e é membro da Rede Maker, constituída no âmbito do referido projeto.

Instalado no edifício Altice (Largo Hermenegildo Solheiro) desde o primeiro trimestre de 2022, o Espaço Makers Melgaço tem apoiado pequenos projetos de associações e empreendedores, de Melgaço e de outras localidades, no desenvolvimento dos seus projetos, como o sejam elaboração de troféus, criação de maquetes, entre outros.

O Espaço Makers Melgaço acontece no âmbito do projeto Emprendemakers e trata-se de um lugar-comum de inovação tecnológica e criativa, que pode ser utilizado por empresas, jovens e crianças (espaço kids), de forma gratuita. Aqui, os interessados poderão aceder a ferramentas que os ajudarão a desenvolver uma ideia de projeto tecnológico e criativa, como impressão 3D, corte laser, programação, robótica, entre outras, desde a respetiva conceção, passando pela prototipagem, teste de produto e de adaptação às necessidades de mercado com vista ao seu lançamento com sucesso.

Com uma vertente educativa e formativa, direcionada para empresas, jovens e crianças (espaço kids) nos domínios da capacitação tecnológica e apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego, em estreita articulação com o já existente Gabinete de Apoio ao Investidor (do Município de Melgaço) e com a comunidade local, «o espaço oferece equipamentos e tecnologias inovadoras para que estudantes, criativos, inventores, aspirantes a empreendedores, empreendedores experientes, start-ups inovadoras, artesãos, engenheiros, fabricantes e designers possam criar protótipos que representem soluções que fomentem a competitividade do seu portefólio de projetos/produtos ou possam participar em ações de formação, que lhes permitam adquirir as competências e capacidades necessárias ao acesso e utilização de novas metodologias e ferramentas que possam contribuir para afirmar a sua atividade, num mercado cada vez mais digital e tecnológico.», garante o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

O Espaço Makers Melgaço está equipado com tecnologias de impressão 3D, corte e gravação laser, robótica e programação, corte vinil, impressão de grandes dimensões e muito mais. «Todos os equipamentos estão disponíveis, gratuitamente, para serem utilizados por todos.», refere Manoel Batista. Para tal, os interessados devem submeter o seu pedido através do formulário de inscrição, aqui.

Além das tecnologias, o Espaço Makers Melgaço disponibiliza também, regularmente e de forma gratuita, sessões de formação direcionadas para os equipamentos disponíveis, para que os utilizadores do espaço possam usufruir de todas as potencialidades das máquinas.

Pretende-se que este projeto se constitua como embrião de uma futura estrutura de maior dimensão capacitada para apoiar processos de transferência de conhecimento para as empresas já instaladas no concelho e, muito em particular, para as empresas a instalar na Zona Empresarial de Alvaredo.

O Espaço Makers Melgaço funciona de segunda a sexta-feira, no período das 9h00 – 13h00 e das 14h00 – 17h00 (Contactos: 251 410 100 | emakersmelgaco@cm-melgaco.pt).

O projeto representa um investimento total de aproximadamente 175.000 EUR e é cofinanciado pelo FEDER, através do POCTEP, com uma taxa de 75%.