Jornada de encerramento do projeto “Raia Termal: um destino em dois países”

As Termas de Melgaço acolhem na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, a jornada de encerramento do projeto “Raia Termal: um destino em dois países”. Durante a sessão serão apresentados os objetivos / resultados do projeto e propostas para o futuro, tendo em conta o próximo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP). A ação acontece pelas 10h00.

Lançado a 18 de dezembro de 2017, sob o princípio “Raia Termal: um destino em dois países”, este projeto teve como intuito criar um único destino de fronteira termal e, assim, contribuir para o desenvolvimento das termas e promover um turismo de qualidade na área transfronteiriça entre a Galiza e o Norte de Portugal, nomeadamente nos concelhos de Melgaço, Terras de Bouro e Ourense.

Assim, ao longo destes quatro anos, foi definida uma estratégia de turismo termal único e comum para todo o território, sendo implantadas diversas ações com o intuito de promover e valorizar o património termal nestas localidades, e dar a conhecer o principal destino turístico transfronteiriço de turismo termal, de natureza, de cultura e património da península ibérica. As ações passaram pela apresentação de uma oferta de itinerários e produtos de ambos os lados da fronteira. Em Melgaço, o investimento foi de 404.600,00€, cofinanciado pelo FEDER no valor de 305.450,00€.

AÇÕES IMPLEMENTADAS EM MELGAÇO:

CRIAÇÃO DE PERCURSOS PEDESTRES NA ENVOLVENTE DAS TERMAS DE MELGAÇO

• Limpeza de linhas de água e reabilitação dos portões do espaço fluvial das Termas de Melgaço
  • Recuperação arbórea do parque termal de Melgaço
  • Sinalização e manutenção de Percursos Pedestres: Ecovia das Termas de Melgaço
  • Projeto técnico para a reabilitação da área urbana da envolvente das Termas de Melgaço
  • Colocação de contentores subterrâneos para resíduos

RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE ELEMENTOS PATRIMONIAIS PARA UM TURISMO TERMAL SUSTENTÁVEL

• Criação de um parque de fitness nas Termas de Melgaço
  • Reabilitação da área de estacionamento nas Termas de Melgaço

Apesar da atividade termal se ter alicerçado durante muitos anos nas características distintivas conferidas pelas águas e atividades terapêuticas, o facto é que a evolução do próprio conceito por via das novas exigências dos mercados e sociedades levaram a uma reformulação de objetivos e da oferta, posicionando-se na dimensão da saúde e bem-estar, assente em conceitos como a prevenção e reabilitação, e associada a novos hábitos de lazer e turismo. Assim, com esta iniciativa, no âmbito do POCTEP, pretendeu-se proteger e conservar os espaços naturais fluviais fronteiriços do Minho e do Lima, de forma a contribuir para a melhoria do meio ambiente e dos recursos termais da zona e da criação de uma rede que fomentasse a estruturação dos recursos termais transfronteiriços raianos de Ourense e do Norte de Portugal, tendo como objetivo a sua valorização turística.

O projeto teve como parceiro a Confederação Hidrográfica Minho Sil – (Beneficiário Principal), a Deputação de Ourense e os municípios de Melgaço e Terras de Bouro.

09h30 – Receção
10h00 – Abertura
Manoel Batista | Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

10h15 – Fundos Europeus: visão geral do próximo POCTEP
Representante da Autoridade de Gestão / Secretaria conjunta POCTEP

10h35 – Objetivos / Resultados do projeto Raia Termal “Um destino, dois países”
Manuel González Sarria | Membro da UGC (Diretor Projeto) – CHMS (Confederação Hidrográfica Minho Sil)

11h00 – Mesa redonda | Balanço do projeto Raia Termal e propostas para o futuro
Manoel Batista | Presidente da Câmara Municipal de Melgaço
Jose António Quiroga Díaz | Presidente da CHMS
José Manuel Baltar Blanco | Presidente da Diputación de Ourense
Manuel Tibo | Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Mediador: José Juan Cerdeira Lois | Membro da UGC – Diputación de Ourense

11h45 – Encerramento
António Cunha | CCDR – Norte

12h00 – Alvarinho de honra

A ação será transmitida em live streaming no facebook e Youtube do Município de Melgaço.