JOVENS SÃO DESAFIADOS A IDENTIFICAR PROJETOS APOIADOS PELOS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA

Como forma de celebrar o Dia da Europa, assinalado hoje, dia 9 de maio, no Ano Europeu da Juventude, a autarquia de Melgaço lançou dois concursos destinados aos jovens e tem prémios para oferecer: cinco viagens a Bruxelas e uma máquina fotográfica Instax. “Europa em Melgaço”, é assim que se designam os concursos e que foram apresentados hoje, um de cariz escolar e outro regional, mas com o mesmo propósito: desafiar os jovens a identificar projetos apoiados pelos fundos na União Europeia no concelho. «Sensibilizar os cidadãos mais jovens e as suas famílias, para os financiamentos da UE na sua Região.» é o objetivo da iniciativa, refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

Para participar, os jovens são desafiados a enviar um autorretrato que registe a sua presença nos projetos apoiados pela União Europeia no concelho de Melgaço. É possível participar mais do que uma vez, desde que as fotografias destaquem aspetos diferentes do equipamento/infraestrutura e façam prova de que reúnem todas as condições de participação. As fotografias devem ser enviadas para o email do gabinete de comunicação (gabinetedecomunicacao@cm-melgaco.pt), entre as 19 horas (hora de Portugal Continental) de 9 maio de 2022 e as 18 horas (hora de Portugal Continental) de 30 de junho de 2022. Serão depois publicadas nas redes sociais do município de Melgaço, com a devida identificação do autor. O vencedor será aquele que, até ao final do mês de junho, fotografar, identificar o maior número de projetos em Melgaço.

Ao concurso regional podem concorrer jovens entre 18 e 25 anos e que reúnam uma das seguintes condições: ser de Melgaço, residir ou estudar no concelho de Melgaço. Os cinco vencedores terão como prémio uma viagem a Bruxelas para conhecer e assistir às atividades do Parlamento Europeu. A visita a Bruxelas tem a duração de 3 dias, e realizar-se-á em data a anunciar com a apresentação dos resultados. Ao concurso escolar podem concorrer estudantes do 9º, 10º, 11º ou 12º Ano do Agrupamento de Escolas de Melgaço e fica habilitado a ganhar uma máquina fotográfica Instax. Em caso de empate, a decisão final caberá ao júri que privilegiará a diversidade de locais, bem como a criatividade e originalidade das fotografias.

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO: