Melgaço, à descoberta do Natal

Melgaço, à descoberta do Natal

Com um calendário recheado de momentos culturais e lúdicos, que vão desde o desporto radical ao entretenimento para todas as idades, de 6 a 28 de dezembro, convidamos à descoberta do Natal. Entre as várias propostas, destaca-se a já emblemática descida de rafting com o Pai Natal, marcada para o dia 21 de dezembro, pelas 11h.

Além desta aventura natalícia, o programa para esta quadra oferece atividades como exposições, um espetáculo de teatro, um conto infantil, um workshop de culinária, uma parada de Natal, sessões de cinema, animação de rua, e muito mais. «É um programa desenhado para celebrar a magia desta quadra em pleno coração de Melgaço, promovendo momentos únicos de partilha e alegria, para todas as idades.», refere o nosso presidente, Manoel Batista.

Melgaço, à descoberta do NatalMelgaço, à descoberta do NatalMelgaço, à descoberta do Natal

As celebrações terão início na sexta-feira, dia 6 de dezembro, com a inauguração da iluminação de Natal no Largo Hermenegildo Solheiro, pelas 18horas. Neste momento, a decoração especial trará um brilho mágico ao centro da vila e às ruas de Melgaço, que ganharão mais luz e cor, tornando-o num cenário perfeito para as festividades.

No sábado, dia 7 de dezembro, será inaugurada a exposição coletiva “Circolartes VIII”, na Casa da Cultura de Melgaço, pelas 15horas, acompanhada do espetáculo musical “Lost Tapes From the Past”, por Pedro Costa.  Esta mostra estará patente ao público até dia 15 de janeiro de 2025.

A tarde de 8 de dezembro, a partir das 15horas, será dedicada à Gala de Natal “Melgaço em Patins”. Organizada pela Associação Melgaço em Patins, terá lugar no Centro de Estágios de Melgaço e assume-se como uma oportunidade para os jovens atletas mostrarem o seu talento e o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Este espetáculo de patinagem artística será aberto ao público, com entrada gratuita, e o seu ambiente festivo promete contagiar todos os presentes.

Entre os dias 9 e 11 de dezembro, a Casa da Cultura acolherá um espetáculo de teatro de Natal destinado, em exclusivo, à comunidade escolar e aos Centros de Dia do concelho. Esta ação reflete o compromisso do município em promover atividades que unam diferentes gerações, proporcionando momentos de diversão e convívio intergeracional.

Na manhã de 14 de dezembro, sábado, os mais pequenos são convidados a assistirem ao Conto de Natal, com a leitura da obra infantil “Tudo o que eu preciso para o Natal”, na Casa da Cultura, pelas 10h30. Ainda neste dia, pelas 21 horas, ocorrerá o Encontro de Coros, no Convento das Carvalhiças. O momento musical, de entrada gratuita, contará com a participação de quatro grupos: Coro do Centro Catequético Paulo VI, Grupo Coral Santa Bárbara, Grupo Coral Paroquial de Parada do Monte e o Grupo Coral da Paróquia da Vila.

A tão aguardada Parada de Natal decorrerá no dia 20 de dezembro, pelas 14horas. Este desfile transformará as ruas da vila numa autêntica festa natalícia. Mais tarde, ao anoitecer, a freguesia de Penso irá celebrar a Alumiada a São Tomé, uma tradição que decorrerá nos diferentes locais da localidade, fortalecendo o espírito comunitário.

No sábado, 21 de dezembro, será um dos dias mais aguardados das festividades. Pelas 11horas, acontecerá a descida de rafting do Pai Natal pelo Rio Minho – a chegada, ponto de encontro, terá lugar na praia de Arbo (junto à Ponte Internacional), por volta das 11h30. Neste momento, S. Nicolau irá entregar uns miminhos aos mais pequenos. Esta ação, que acontecerá em parceria com a Associação Melgaço Radical, combina a tradição natalícia com a adrenalina que caracteriza Melgaço, o destino mais radical de Portugal. Ao início da tarde, pelas 14 horas, o Pai Natal estará no Largo Hermenegildo Solheiro para receber todas as crianças e graúdos.

Melgaço, à descoberta do Natal Melgaço, à descoberta do Natal Melgaço, à descoberta do Natal

Ainda no mesmo dia, terá lugar o workshop de culinária do Brasil “Saberes e Sabores”, um encontro cultural e gastronómico que valoriza a diversidade cultural presente em Melgaço. A iniciativa acontecerá pelas 15h30, na Casa da Cultura, e é de inscrição obrigatória, para o e-mail bibliotecamunicipal@cm-melgaco.pt, até dia 15 de dezembro – limite máximo de 20 participantes. A ação pretende explorar as componentes interculturais associadas à gastronomia, nomeadamente, o diálogo intercultural, o conhecimento e a integração social, promovendo a cidadania.

A 23 de dezembro, o centro da vila será preenchido de animação itinerante, um pouco por todas as ruas de Melgaço, protagonizada pela Churra da Terra Natal, entre as 14h00 e as 16h30. Esta atividade envolverá a população local e os visitantes no espírito da quadra festiva e será a oportunidade ideal para celebrar a magia do Natal.

A encerrar a programação das festividades, no sábado, 28 de dezembro, a Casa da Cultura de Melgaço convida o público para a “Magia do Cinema”, com a exibição de dois filmes: “Vaiana II”, pelas 10h30, recomendado para maiores de 6 anos; e “Red One – Missão Secreta”, pelas 21h30, destinado a maiores de 12 anos. O bilhete da sessão tem o valor de 3€ por pessoa e pode ser adquirido na Casa da Cultura de Melgaço.

Integrada também no programa para esta quadra natalícia, Melgaço tem ainda a Feira de Antiguidades, Velharias, Artesanato e Artigos em Segunda Mão – “Melgaço Vintage”. Como habitualmente, decorre sempre ao segundo domingo de cada mês e neste mês de dezembro acontece no dia 8, no Largo Hermenegildo Solheiro, entre das 09h00 às 17h00. Esta feira convida o público a redescobrir o valor de objetos de outrora, enquanto promove práticas sustentáveis.

 

“COMPRE LOCAL! COMPRE O QUE É NOSSO.” MELGAÇO TEM!

Neste Natal, o Município de Melgaço renova o convite para que as compras de Natal sejam feitas no comércio local, através da campanha “COMPRE LOCAL! COMPRE O QUE É NOSSO.”. A iniciativa reforça assim o seu compromisso com o desenvolvimento económico da região e destaca a riqueza e qualidade dos produtos e experiências disponíveis no território.

«Ao comprarmos o que é de Melgaço, estamos a impulsionar a economia local e a apoiar os nossos produtores e comerciantes.», atenta o autarca, apelando a que as pessoas «façam as suas compras de Natal em Melgaço. Temos produtos de excelência, genuínos e confiáveis, que refletem a identidade da nossa terra.»

UM NATAL CHEIO DE SABORES, AVENTURAS E TRADIÇÕES

Melgaço oferece uma ampla variedade de opções para os seus presentes de Natal, desde os tradicionais produtos locais, como o prestigiado vinho alvarinho, o fumeiro, os queijos e doces regionais, até às experiências únicas, como atividades na natureza, aventuras radicais, enoturismo, alojamentos acolhedores e momentos gastronómicos inesquecíveis. Nas redes sociais do Município de Melgaço e no site municipal é possível encontrar informação sobre esses diversos produtos e experiências.  

«Ao optar por fazer as compras de Natal em Melgaço, estará não só a adquirir produtos de qualidade e experiências memoráveis, mas também a contribuir para a sustentabilidade económica e social do território.», reforça Manoel Batista.