Melgaço canta liberdade em casa

Em casa, todos vão poder cantar liberdade. Melgaço vai assinalar o 25 de Abril com um programa de comemorações que decorrerão via online e com o hastear da Bandeira Nacional e um minuto de silêncio pelas vítimas COVID-19.

As comemorações arrancam com as senhas da Revolução dos Cravos na página de facebook do Município: às 22h55 do dia 24 de abril vai ouvir-se a 1ª senha da Revolução – E depois do Adeus, e às 00h20 a 2ª senha – Grândola Vila Morena.

Na manhã do dia 25 de abril, pelas 10h00, decorrerá o hastear da Bandeira Nacional, com a presença do executivo melgacense e da Presidente da Assembleia Municipal, que cumprirão um minuto de silêncio pelas vítimas COVID-19.

À noite, pelas 21h00, o artista melgacense Bruno Pereira protagonizará o concerto “Melgaço canta liberdade” integrado na iniciativa All Music Fest. O momento será transmitido em direto da página de facebook Bruno Pereira Music. “Melgaço canta liberdade” pretende ser uma viagem pelo 25 de abril e por temáticas tão importantes da cultura melgacense, como a Fronteira e a Emigração, mas acima de tudo recordar um importante momento da História do País: nascia a democracia, a liberdade. Foi com música que Portugal cantou liberdade no 25 de abril de 1974. É com música que Melgaço vai recordar o momento.

All Music Fest enquadra-se no programa cultural do Município, tendo levado à Casa da Cultura diversos concertos, de diferentes géneros: flamenco e fado, pop, música tradicional e eletrónica, covers e mistura de influências de música latino americana, espanhola, francesa, entre outras. O evento arrancou em 2018 e contou com a participação de Manuel Fúria, Few Fingers, Hourglass, TT Syndicate, Lince, Zurich Dada, Torcido, Noiserv e Hot Air Balloon.

Para celebrar a data, o Município de Melgaço lança também um desafio à população e a todos os seguidores da página de facebook: contarem como foi e o que é a Revolução dos Cravos através de um desenho, pintura ou escultura. O repto será lançado na referida rede social e os trabalhos deverão ser entregues até dia 10 de maio. Serão depois expostos na Casa da Cultura de Melgaço numa mostra intitulada: “25 de Abril em Melgaço”.

«Não é, de todo, o momento mais simbólico da liberdade, mas é o melhor átimo para sentirmos e pensarmos na falta dela. Hoje, em virtude da pandemia do novo coronavírus COVID-19, não temos a “liberdade” de sair de casa. Temos de nos recolher em casa, sempre que possível, para que quando tudo estiver bem, possamos sair em liberdade.», alerta o autarca de Melgaço, Manoel Batista.