MELGAÇO CELEBRA PROTOCOLO COM LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

Melgaço celebra protocolo com Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a Casa do Povo de Melgaço e a Câmara Municipal de Melgaço assinam na próxima quarta-feira, 29 de junho, um protocolo de cooperação com vista à criação do Grupo de Apoio de Melgaço, que contará com uma Unidade de Psico-Oncologia e de um Grupo de Voluntariado Comunitário. A iniciativa será um reforço de relacionamento, cooperação e atuação conjunta em prol da melhoria da qualidade de vida dos doentes com cancro, e acontece pelas 21h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

O estabelecimento do protocolo acontece em prol do apoio social, da humanização da assistência e da melhoria da qualidade de vida dos doentes e sobreviventes oncológicos e suas famílias, bem como da defesa dos seus direitos, e surgiu após o balanço positivo do projeto ‘Um dia Pela Vida’ e dos vários pedidos para que não se deixasse de colaborar com o concelho. Juntas, as três entidades irão fazer face aos desafios sentidos por aqueles doentes e sobreviventes, sejam eles de ordem material, física, psicológica ou informacional.

O Protocolo terá por finalidade o desenvolvimento de ações comuns de sensibilização junto da comunidade para a prevenção e deteção precoce das diversas patologias oncológicas; concertar e concretizar intervenções comuns em matérias de apoio aos doentes oncológicos; prestar formação aos voluntários do Grupo de Apoio Local e da Casa do Povo, no âmbito do ‘Voluntariado Oncológico’, através de estágios profissionais, cursos formação ou outras modalidades de formação contínua a desenvolver, possibilitando e incentivando a sua presença nos workshops e conferências a promover pela LPCC; a criação de um pólo da LPCC, denominado Grupo de Apoio de Melgaço, em instalações a disponibilizar pela Casa do Povo, no Município de Melgaço, com as seguintes valências:
UPO – Unidade de Psico-oncologia, que disponibilizará consultas gratuitas de Psico-oncologia;
Grupo de Voluntariado comunitário, que contará com a colaboração do Centro de Saúde, Agrupamento de Escolas e Casa do Povo, e que terá como principais vertentes: a Educação para a saúde, o Movimento Vencer e viver e a Angariação de Fundos;
Serviços informacionais e de apoio (dos direitos e deveres);
Banco de ajudas técnicas, para cedências definitivas ou temporárias de cadeira de rodas, andarilhos, camas articuladas, próteses, etc., até ao limite das disponibilidades materiais da LPCC, no tocante aos referidos equipamentos.

‘UM DIA PELA VIDA’ é uma iniciativa promovida pela LPCC no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. Melgaço, com 13 freguesias e uma população de menos de 10 000 habitantes, acolheu o projeto, no dia 12 de março, com a generosidade característica das gentes do Minho. Formaram-se 40 equipas com 677 elementos. Realizaram-se 60 atividades de angariação de fundos e sete palestras de informação/prevenção sobre vários tipos de cancro.

No mundo, 23 Nações já fazem parte deste projeto que a nível internacional é designado por Relay For Life. Em Portugal teve início em 2005 e decorreu já em 50 localidades. Nestes 11 anos, mais de 250 mil pessoas contactaram de alguma forma com este projeto e, aproximadamente, 60 mil participaram ativamente.