Melgaço está entre os destinos turísticos sustentáveis do mundo certificados pela EarthCheck
Foi renovado o selo prata pela EarthCheck, que certifica o concelho de Melgaço como destino turístico sustentável. A renovação desta certificação internacional comprova o trabalho que a autarquia tem feito para continuar a responder aos critérios solicitados pelo padrão normativo da EarthCheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC), rumo a um concelho cada mais sustentável.
«A certificação não é uma meta, mas um caminho, uma jornada contínua, rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável.», considera o autarca, Manoel Batista.
Recorde-se que em 2022 Melgaço alcançou o selo prata que certificou o concelho como destino turístico sustentável, sendo Melgaço, até ao momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês – PNPG com a distinção de destino turístico sustentável atribuída por uma entidade acreditada pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council. «É nosso objetivo, no prazo de três anos, atingir o nível de certificação OURO, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua.», refere Manoel Batista.
O normativo da EarthCheck estipula um processo de certificação evolutivo que impõe a conquista progressiva de quatro patamares (prata, ouro, platina e master), obrigando a que cada destino demonstre a adequada conformidade com os critérios avaliados ao longo do tempo e de forma consistente. Mais informações sobre o processo e respetiva documentação do projeto disponível aqui.