Melgaço recebe selo de qualidade em atividade física sénior

Melgaço, Município Amigo do Desporto

O Projeto “Atividade” promovido pelo Município de Melgaço, com início em 2006, foi distinguido como o Selo de Qualidade, na vertente de Programas de Atividade Física Sénior, pela Cidade Social, entidade responsável pelo programa Município Amigo do Desporto (MAD). A distinção foi atribuída no âmbito do XXII Seminário MAD e VI Seminário AS – Envelhecimento Ativo e Saudável, no dia 20 de maio de 2024, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

O Selo de Qualidade reconhece programas de Atividade Física Sénior que cumpriram com critérios relacionados com a conceção, segurança, legalidade, qualidade técnica e profissional, qualidade de equipamentos/ infraestruturas, materiais de apoio e de comunicação, gestão, autoavaliação e medidas de melhoria contínua do programa.

Esta distinção é um reconhecimento público de excelência nas práticas adotadas pelo município melgacense na promoção do desporto e atividade física e do compromisso em proporcionar oportunidades de atividade física e desportiva à sua comunidade sénior, promovendo, assim, um estilo de vida ativo e saudável.

 

PROJETO “ATIVIDADE”

O projeto “Atividade”, destinado aos seniores do concelho de Melgaço, teve início em 2006, através de uma parceria entre o Município de Melgaço, o Centro de Saúde, o curso de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M. e algumas IPSS, nomeadamente, o Centro Paroquial e Social de Chaviães, a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e CENSO. Em 2010 e 2011, o projeto foi alargado às freguesias de Castro Laboreiro, Cousso e Gave, ao Lar Idade d’ Ouro e à comunidade sénior de Melgaço em geral. Em 2014 foi alargado aos idosos de Orjaz, freguesia de Cubalhão. Integram o projeto cerca de 200 seniores.

Tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população idosa do concelho de Melgaço, através de sessões semanais de exercícios físicos, adaptados e personalizados, orientados por um profissional de desporto, acompanhados e com supervisão da equipa de enfermagem. Realizado no Centro de Estágios de Melgaço e nas freguesias do concelho, o projeto pretende que a intervenção de enfermagem continue a contribuir, tal como o exercício físico, para o controle da diabetes, da hipertensão, do aumento da autoestima do idoso, promova o aumento da ingestão hídrica, os cuidados de higiene e a comunicação e diminua a solidão e a depressão.

Este projeto assenta em 3 pilares fundamentais:

  • Medicar metade e acompanhar duas vezes – apoiado na avaliação inicial de cada utente e no acompanhamento das sessões de atividade física, por parte da enfermagem, onde se cria uma relação sustentável, sustentada e continuada, de simetria e de confiança, que favorece a aquisição de hábitos de vida saudáveis e a adesão ao regime terapêutico;
  • Limitar metade e acompanhar duas vezes – onde se garante o não ultrapassar a capacidade de reserva individual;
  • Adaptação individual da atividade física – garantida pelo Profissional de Desporto e pela enfermeira em articulação com o médico de família.

 

DESPORTO É UMA DAS GRANDES APOSTAS DO MUNICÍPIO

A forte aposta nesta vertente prende-se com o facto de, para além do fator saúde, o Desporto ser uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da economia melgacense e que deve ser potenciada no seu todo, permanentemente.

O Município de Melgaço promove o Desporto através da MELSPORT – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M., empresa municipal vocacionada para o efeito. «Melgaço dispõe, por um lado, de equipamentos desportivos homologados com elevado nível de qualidade e, por outro lado, de um conjunto de instituições que, aliadas às nossas condições naturais de excelência nos colocam numa posição ímpar para a realização de atividades desportivas.», atenta o autarca melgacense, também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT.

A autarquia tem apoiado e promovido diversos eventos, como o são o caso do Melgaço Alvarinho Trail, o Monção e Melgaço Granfondo, a Taça de Portugal de Ciclocrosse, torneios de futsal, entre outros.

A realçar ainda, no que respeita ao ciclismo, a autarquia de Melgaço tem apostado na promoção do Centro de BTT de Melgaço localizado em Lamas de Mouro, homologado pela FPC desde 2020, e que contou com novos investimentos realizados no ano de 2021, no âmbito da candidatura Walking & Cycling da CIM Alto Minho, com percurso de ligação à REDE C&W do Alto Minho e com percurso de ligação ao Bike Point, instalado no Centro de Estágios de Melgaço, e ainda à pista permanente de XCO, estruturas implementadas no âmbito da candidatura feita pelo Município, da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova, para a organização do Campeonato da Europa de XCO de 2025, cuja confirmação foi anunciada a 10 de setembro de 2023. «Receber o Campeonato da Europa de XCO de 2025 é prova do reconhecimento internacional da nossa região como um destino de excelência para o BTT. Mas é também prova da aposta que o nosso executivo tem feito no desporto. Sabemos que o desporto é uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da nossa economia e que deve/tem de ser potenciada no seu todo, permanentemente. Por isso mesmo temos investido em melhores condições para o nosso Centro de Estágios de Melgaço. Para que possamos, assim, oferecer uma experiência de qualidade a quem nos escolhe, mas também para promover provas, como a que iremos acolher em 2025.», salienta o nosso presidente, Manoel Batista.