Melgaço vai adquirir viaturas elétricas para serviços urbanos ambientais
Melgaço vai adquirir duas viaturas elétricas destinadas à utilização dos serviços urbanos ambientais. Os equipamentos, no valor de 40.308,28€, são financiados pelo Fundo Ambiental no valor de 10.077,08€. As duas novas viaturas vão ser utilizadas em serviços de jardinagem e limpeza urbana e ainda nos serviços de água e saneamento, nomeadamente para pequenas reparações de condutas e execução de ramais. Melgaço coopera assim para uma economia de baixas emissões de carbono, contribuindo para um crescimento sustentável e para as metas previstas na estratégia EUROPA 2020, e, consequentemente, redução dos custos diretos e indiretos na sua utilização.
‘Tendo em consideração as necessidades concretas desses serviços: transporte simultâneo de materiais, de ferramentas de trabalho e, na grande maioria das deslocações, de mais de dois trabalhadores em simultâneo, consideramos que os veículos propostos se adequam perfeitamente aos serviços ambientais em questão, contribuindo decisivamente para um melhor desempenho das competências do Município e para a sua sustentabilidade.’, considera o autarca de Melgaço, Manoel Batista.
A Cerimónia de Assinatura do Contrato de Financiamento de Aquisição de Viaturas Elétricas de Serviços Urbanos Ambientais decorreu a 23 de maio, em Porto de Mós, com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel e do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. A Vice-Presidente Maria José Codesso esteve em representação do Município de Melgaço. Foram aprovadas 117 candidaturas a nível nacional. De realçar que o Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.