Ministra da Coesão Territorial em Melgaço

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, estará hoje (30 de abril) em Melgaço para o momento de inauguração do Espaço Altice, onde estão a ser instalados dois importantes projetos para o concelho: Melgaço Invest e Emprendemakers. A governante estará ainda presente nos momentos de assinatura dos acordos de Espaços de teletrabalho / coworking no Interior e de assinatura do projeto NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar. A Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o Secretário de Estado do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, estarão também em Melgaço.

PROGRAMA:

14h15 – Inauguração do Espaço Altice (edifício junto aos Bombeiros)
14h30 – Assinatura dos acordos de Espaços de teletrabalho / coworking no Interior
16h00 – Assinatura do projeto NUTRIR, na Escola Superior de Desporto e Lazer

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO ALTICE
O antigo edifício da Altice foi alvo de reestruturação com o intuito de acolher dois importantes projetos, o Emprendemakers e, em breve, o Melgaço Invest, cujo intuito é contribuir para a criação de um ecossistema empreendedor e inovador no concelho de Melgaço, indutor do micro empreendedorismo e capacitado para responder aos desafios da globalização.

• Emprendemakers: Melgaço integra uma rede de centros maker do Norte de Portugal e Galiza, cujo objetivo é criar e desenvolver uma rede de empreendedorismo, baseada nos centros de produção digital e prototipagem da euro-região Galiza-Norte de Portugal. A funcionar no Espaço Altice, trata-se de um lugar-comum de inovação tecnológica e criativa, onde os interessados, especialmente os jovens, poderão aceder a ferramentas que os ajudem a desenvolver uma ideia de projeto tecnológico e criativa, desde a respetiva conceção, passando pela prototipagem, teste de produto e de adaptação às necessidades de mercado com vista ao seu lançamento com sucesso. Pretende-se que este projeto se constitua como embrião de uma futura estrutura de maior dimensão capacitada para apoiar processos de transferência de conhecimento para as empresas já instaladas no concelho e, muito em particular, para as empresas a instalar na Zona Empresarial de Alvaredo. O projeto representa um investimento total de aproximadamente 175.000 EUR e é cofinanciado pelo FEDER, através do POCTEP, com uma taxa de 75%.
    O espaço terá uma vertente educativa e formativa, direcionada para empresas, jovens e crianças (espaço kids) nos domínios da capacitação tecnológica e apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego, em estreita articulação com o já existente Gabinete de Apoio ao Investidor (do Município de Melgaço) e com a comunidade local.
  • Melgaço Invest é um espaço para a promoção do microempreendedorismo, do empreendedorismo social e da experimentação tecnológica. O projeto representa um investimento total estimado de 200.000 EUR, cofinanciado pelo FEDER no montante de 170.000 EUR (taxa de 85%), no âmbito do NORTE 2020. Estará instalado no Espaço Altice e no Mercado Municipal.

Com estes dois projetos, Melgaço pretende criar um sistema de apoio ao micro empreendedorismo, ao empreendedorismo social e à experimentação tecnológica; contribuir para a capacitação de jovens, ativos e não ativos, e, em especial, dos do ensino profissional, nos domínios learning by doing e do DIY; e contribuir para a criação de micronegócios e do próprio emprego.

ASSINATURA DOS ACORDOS DE ESPAÇOS DE TELETRABALHO / COWORKING NO INTERIOR
A ação tem por objetivo o estabelecimento de espaços laborais adequados à prática de teletrabalho ou coworking, contribuindo para a dinamização dos territórios, em particular os do Interior, pelo seu efeito de atração e eventual fixação de pessoas, com efeitos positivos no cumprimento das metas ecológicas, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica, e estimulando os índices de bem-estar social e familiar, ao permitir uma melhor conjugação da vida familiar e profissional.

O espaço de ‘coworking’ que vai integrar esta rede vai funcionar no Mercado Municipal.

ASSINATURA DO PROJETO NUTRIR
O Municipal de Melgaço e o Instituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC) vão assinar um protocolo de colaboração no âmbito do Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (NUTRIR).
O Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (NUTRIR), a instalar no concelho de Melgaço, com orientação científica do CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do IPVC – tem como missão a caracterização territorial, avaliação das potencialidades e condicionalismos das principais atividades agrícolas da região e a vitivinicultura e a produção animal numa perspetiva de investigação, desenvolvimento e qualificação para suporte à inovação empresarial, dinamização económica e promoção da sustentabilidade territorial.
O território rural de Monção e Melgaço caracteriza-se por um padrão elevado de qualidade ambiental e peso da economia agrícola associada à produção de uvas da casta alvarinho na região de baixa e média altitude e da produção animal em regiões de maior altitude. O tecido empresarial é caraterizado por micro e PME produtores e empresas agroalimentares que apresentam diversos condicionalismos e insuficiência de suporte à inovação de processos e produtos. A nível local os desafios globais, mudança climática, competitividade económica, qualidade e segurança alimentar implicam novas abordagens, mesmo perante novos enquadramentos (Acordo do Alvarinho, novos modelos produtivos, imperativos de legislação e condicionalismos de comercialização e marketing). A qualificação de recursos humanos, num quadro organizacional colaborativo e um programa de I&D&I pragmático e dedicado à realidade local, favorece uma estratégia e prática de desenvolvimento agroalimentar e sustentabilidade do território.