Ministra da Habitação inaugura Festa do Espumante

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, vai presidir à abertura oficial da IX edição da Festa do Espumante, que arranca na próxima sexta-feira, 24 de novembro, e se prolonga durante o fim-de-semana. O momento solene está marcado para as 18 horas, no Largo do Mercado, local onde irá decorrer o certame.

O evento vai reunir 41 referências de espumante, de 17 produtores da sub-região de Monção e Melgaço, de distintas castas, inclusive da casta rainha da região, o alvarinho. E, ainda, oito produtores de produtos locais e dois restaurantes.

Espumantes, boa gastronomia, showcookings e harmonizações, provas comentadas e animação musical preencherão os três dias da Festa do Espumante de Melgaço, certame que, para Manoel Batista, presidente do município melgacense, se afirma como «um evento âncora para a economia do vinho na sub-região de Monção-Melgaço».

17 PRODUTORES DE ESPUMANTE, OITO PRODUTORES DE PRODUTOS LOCAIS E DOIS RESTAURANTES MARCAM PRESENÇA NA FESTA DO ESPUMANTE

Estarão em prova 41 espumantes produzidos por 17 produtores de Monção e Melgaço, designadamente: Adega do Sossego, Alvaianas, Anselmo Mendes, Casa de Canhotos, Cortinha Velha, Dona Paterna, Dom Ponciano, Encostas da Capela, Encostas do Mouro, Provam Alvarinho Com Alma, Quintas de Melgaço, Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta do Regueiro, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço.

À Festa junta-se um vasto conjunto de produtores regionais, que apresentarão iguarias de elevada qualidade, tais como fumeiro, enchidos, queijos e doçaria, através dos produtores Artesanali’s, Delícias de Alvaredo, Hidromel de Alvarinho, Melgaço em Sabores, Mel do Zé, O Casal, Prados de Melgaço – Queijaria, Prendokas, Roscas de Melgaço e Sabor do Céu.

O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado. Para além do espaço dedicado aos stands dos produtores, os visitantes terão à sua disponibilização uma área de restauração, que conta com 108 lugares sentados, onde será possível usufruir de experiências gastronómicas únicas, conhecendo e saboreando os paladares da gastronomia regional, através dos restaurantes Tasquinha Castreja e O Brandeiro.

Os visitantes poderão adquirir o copo no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5€.

Programa aqui!

O evento é uma organização do município de Melgaço, tem como mecenas o Crédito Agrícola, produção da OPAL, patrocínio do Intermarché de Melgaço e Delta Cafés e apoio da RIEDEL e da DSTelecom. Esta edição conta ainda com o apoio da Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER.