Monção e Melgaço Granfondo by Trek acontece a 17 de setembro
Monção e Melgaço Granfondo by Trek volta à nossa sub-região, no dia 17 de setembro. São esperados para esta prova de ciclismo cerca de 1600 participantes, de vários pontos do país, mas também, e como é já habitual, uma forte representação de atletas oriundos de Espanha.
Apoiado pelos dois municípios que lhe dão nome, o Monção e Melgaço Granfondo vai para a sua quinta edição e, à semelhança dos anos anteriores, levará os ciclistas a deslumbrarem-se por uma região que se constitui como um dos centros de excelência mundial na produção de vinhos brancos de elevada qualidade. O evento, organizado pela Bikeservice, contempla três distâncias: Minifondo (73 km), Mediofondo (103 km) e Granfondo (127 km). Os participantes serão desafiados a percorrer a sub-região vinícola. A título de curiosidade, saiba-se que a vinha neste território ocupa uma área que ultrapassa os 1700 hectares e tem registados mais de 2000 viticultores e de duas centenas e meia de marcas.
Este ano com partida em Melgaço, os primeiros 40 quilómetros serão relativamente fáceis de percorrer, já que se desenrolarão em terreno plano, com o rio Minho à vista em muitos pontos de passagem. A subida de Trute (Monção) tem apenas 3000 metros, mas o primeiro e último quilómetros serão exigentes. Daqui, e após retomarem o percurso inverso, os participantes no Minifondo encaminham-se para a meta – instalada também em Melgaço, enquanto que os restantes seguem a direção de Merufe, para apreciarem o vale do rio Minho a partir das montanhas escarpadas, que os levarão às subidas da Várzea, Santa Marinha e Cela (esta última, apenas para o Mediofondo).
Em Riba de Mouro, a viragem à direita conduzirá os participantes do Granfondo em direção a Lamas de Mouro para, até aí, cumprirem a última e maior dificuldade de todo o trajeto. A ascensão a Val dos Poldros tem 9000 metros e uma pendente média de 8,1% – chegando a ultrapassar os 10% no antepenúltimo quilómetro. Em Pomares (Melgaço), Mediofondo e Granfondo voltam a juntar-se para irem ao encontro de Cristóval, a freguesia mais setentrional do país. O regresso a Melgaço far-se-á pela EN 301.
O Monção e Melgaço Granfondo by Trek tem início marcado para as 9h00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.
No dia antes, sábado, 16 de setembro, será a vez dos mais jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo, disputando o Granfondo Kids. As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em quatro escalões (pupilos, benjamins, iniciados e infantis).
As últimas inscrições para o Monção e Melgaço Granfondo by Trek ainda decorrem e podem ser feitas aqui. Cada participante levará consigo o jersey oficial do evento, um saca-rolhas e uma garrafa de alvarinho, estes últimos oferta do produtor Soalheiro.