NOVO PROJETO DA COMÉDIAS DO MINHO TRAZ A MELGAÇO A FORMAÇÃO ‘QUE CINEMA É ESTE?’

A Universidade Invisível é o novo projeto da Comédias do Minho para 2017. Com o tema ‘Que arte é esta? Pequenas histórias…’, o projeto ocupa um município do Vale do Minho, de cada vez, ao longo de um fim de semana. As inscrições estão abertas desde hoje, 13 de janeiro, para todos os módulos de formação teórica e podem ser feitas no site da entidade: www.comediasdominho.com. As inscrições são gratuitas, mas limitadas no número de participantes (limitada a 30 participantes em cada um dos módulos).

A Comédias do Minho pretende com o projeto que as aproximações à arte se façam através de abordagens teóricas (módulos de formação, conferências / conversas), de espetáculos, concertos, filmes e livros. Para tal as opções são várias para que cada um, em função dos seus interesses, formações, idade e até disponibilidade de tempo, possa escolher. Assim, a formação teórica organiza-se em sessões temáticas em torno de vários géneros artísticos: Artes Visuais, Teatro, Performance, Música, Cinema e Dança. As sessões, orientadas por diferentes formadores, têm em comum uma abordagem que parte da contemporaneidade e da frequente estranheza que as obras de arte atuais provocam, para uma viagem no tempo que ajude a perceber melhor os caminhos percorridos pelas práticas artísticas. Este é também um lugar onde se deseja que a conversa aconteça e se pense em conjunto.

Em Melgaço será abordada a temática do Cinema, com a formação ‘Que cinema é este?’, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro (sexta-feira: 21h00 – 23h00 | sábado: 10h00 – 13h00 e das 15h00 -16h30).

Sinopse
O documentário observacional é muitas vezes visto como um ato de captação alheio a um pensamento complexo de construção. Neste módulo a companhia pretende mostrar como esta prática se tornou num ‘modo de fazer’ e num ‘gesto de pensar’, evoluindo através dos tempos. Hoje vive-se numa sociedade saturada de imagens, onde qualquer um tem à disposição inúmeros meios digitais capazes de filmar fragmentos díspares da realidade. Com a proliferação dos reality shows, o Big Brother de George Orwell ganhou uma dimensão lúdica e visível. ‘Somos todos apenas ‘voyeurs’? Onde está a linha ténue que distingue o cinema de modo observacional do resto? E será o próprio cinema indiferente à sociedade digital onde se insere?’, chama a atenção a Comédias do Minho.

FORMADOR Pedro Filipe Marques
Porto, 1976. É licenciado em realização cinematográfica pela ESTC, tendo desenvolvido trabalhos no cinema desde 1999, nas áreas de montagem e realização. Colabora em projetos de teatro desde 2009, tanto na realização de vídeos como em dramaturgia. Em 2013, concluiu o seu mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa. Do seu trabalho como realizador, destacam-se as longas-metragens documentais ‘A Nossa Forma de Vida’ (2011) e ‘O Lugar Que Ocupas’ (2016).

Programação do projeto Universidade Invisível:

3 e 4 FEV | VILA NOVA CERVEIRA | O encontro com a obra de arte. Isto é arte?
3 e 4 MAR | VALENÇA | Que teatro é este?
28 e 29 ABR | LOCAL A DEFINIR | Performance?! O que é?
15 e 16 SET | MONÇÃO | Que música é esta?
20 e 21 OUT | MELGAÇO | Que cinema é este?
1 e 2 DEZ | PAREDES DE COURA | Que dança é esta?

Podem se inscrever maiores de 15 anos e que tenham interesse pelas artes visuais, teatro, performance, música, dança e cinema. A Ficha de inscrição está disponível em www.comediasdominho.com, bem como todo o programa da companhia.

A saber que a Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.
A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.