‘O Princípio da Incerteza’ é o mais recente espectáculo da Comédias do Minho

A partir do dia 1 de março, a Comédias do Minho está de volta a Melgaço e traz ‘O PRINCÍPIO DA INCERTEZA’, um espetáculo com direção de Gonçalo Fonseca que conta as histórias dos elementos da Companhia, muito especialmente, desde a chegada de cada um ao Minho: «Esta é uma viagem no tempo. No tempo das CdM, no das pessoas que lhe dão corpo e no daquelas que nos acompanham: os espectadores.», garante a organização.

A peça estará em palco em vários locais de Melgaço:
1 MAR |Gave – Junta de Freguesia | 21h00
2 MAR | Melgaço – Casa da Cultura | 21h30
3 MAR | Penso – Centro de Convívio | 21h00
4 MAR | S. Paio – Junta de Freguesia | 15h00

A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Sinopse
Os atores fazem deles próprios, mergulham nas suas histórias e nas histórias das Comédias. De cada um consigo. De cada um com os espectadores. Textos construídos a partir das suas memórias cruzam-se com textos levados a cena pelas Comédias, ao longo dos anos.
A ficção e a realidade misturam-se.
A memória é uma das palavras-chave desta criação. A memória remete-nos para o passado, mas entendemos que o passado nunca morre; nem sequer é passado. Além do mais, este passado, que remete sempre para a origem, não nos puxa para trás, antes nos empurra para diante.
Interessa-nos o aqui e o agora, o presente.
Toma conta de nós a vontade de construir, agora, com os espectadores, novas memórias.
É, assim, também sobre envelhecer. No quotidiano, o nosso rosto pertence aos outros, mas as fotografias revelam a passagem do tempo em nós.
Cinco atores e um músico, com origens exteriores ao território, estão quase todos neste lugar há mais de 10 anos.
O que sentiu cada um nesta deslocação? O que significa estar longe de casa?
Refletimos sobre o que nos trouxe aqui e o que nos mantém.
O que é criar?
O que é criar neste território?
Momentos houve em que quisemos desistir. Voltar. Voltar a casa. Hoje, onde é a nossa casa?
O amor ao que fazemos é grande.
O que queremos dizer? O que temos ainda para dizer ao nosso público?
O que fazemos aqui? O que nos faz querer permanecer?
Neste processo de criação, as incertezas, as dúvidas permanentes, foram o detonador de uma procura incessante. Encontrámos algumas, poucas, respostas. As perguntas aumentaram.
Aqui cruzam-se angústias, alegrias e muitas incertezas.
Queremos arriscar. Queremos falhar. Queremos continuar.»

DIREÇÃO Gonçalo Fonseca
COCRIAÇÃO André Martins, Gonçalo Fonseca, Joana Magalhães, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça, Tânia Almeida e Vasco Ferreira
DRAMATURGIA Rui Mendonça
INTERPRETAÇÃO Joana Magalhães, Luís Filipe Silva, Tânia Almeida, e Vasco Ferreira
CENOGRAFIA Hugo Ribeiro
VÍDEO André Martins
DIREÇÃO TÉCNICA E MÚSICA ORIGINAL Vasco Ferreira
AGRADECIMENTO a Pedro Sobrado

A saber que a Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.
A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.