O trail mais a norte de portugal regressa a 15 de maio

O Melgaço Alvarinho Trail (MAT) regressa no dia 15 de maio (domingo), voltando a integrar os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trailrunning de Portugal, pontuável nas distâncias trail curto (sprint), trail longo e trail ultra.

O Melgaço Alvarinho Trail (MAT) regressa no dia 15 de maio (domingo), voltando a integrar os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trailrunning de Portugal, pontuável nas distâncias trail curto (sprint), trail longo e trail ultra. As inscrições para percorrer os trilhos do destino de natureza mais radical de Portugal poderão ser efetuadas até ao dia 8 de maio de 2022, aqui.

O evento, que vai já na sétima edição, continua a afirmar-se como uma referência no panorama regional e nacional. Os percursos ainda estão a ser revistos, pelo que as distâncias definitivas ainda não estão fechadas, no entanto, as propostas são:

  • Ultra Trail de cerca de 48Km (inserido no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 100, da ATRP)
  • Trail Longo de cerca de 36Km (inserido no Circuito Nacional de Trail Longo Séries 150, da ATRP)
  • Trail Curto (sprint) de cerca de 19Km (inserido no Circuito Nacional de Trail Longo Séries 100, da ATRP)
  • Caminhada de cerca de 13Km, para percorrer Melgaço de uma forma mais descontraída e desfrutar das paisagens.

As provas arrancam no Largo Hermenegildo Solheiro: a primeira terá início pelas 8h e o evento termina por volta das 17h, com as cerimónias de entrega de prémios a iniciar às 14h30.

A idade mínima para participar nos trail´s Curto, Longo e no Ultra Trail é de 18 anos, sendo que a categoria Juvenil (16 a 17 anos) e restantes remetem para o regulamento geral de competições (2021/2022). A idade mínima para a Caminhada será a partir dos 14 anos, desde que acompanhados por um adulto (seio familiar diário) e após preenchimento do respetivo termo de responsabilidade.

O evento, que contou com cerca de 1300 entusiastas na edição passada (2021), decorrerá de acordo com as medidas emanadas pela Direção Geral da Saúde, de forma a garantir todas as condições de segurança.

A iniciativa é organizada pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer, EM e conta com o apoio do Município de Melgaço e de diversas entidades. Pelo quarto ano consecutivo, as Quintas de Melgaço voltam a ser o patrocinador oficial do evento, associando-se ao nome do mesmo.

MELGAÇO TEM CONDIÇÕES DE EXCELÊNCIA

Entre montanhas e planícies, subidas e descidas, os atletas terão condições de excelência durante a prova. Ao longo dos vários percursos, os atletas poderão contemplar as maravilhas que Melgaço ostenta: os caminhos e pontes romanas, as aldeias típicas (Brandas), os trilhos, as paisagens sobre os vales dos rios Minho e Mouro e vários monumentos como o Castelo de Melgaço, conventos e igrejas centenárias, museus, entre outros. Este ano, o evento passará pelas freguesias da Vila, Prado, Paderne, Gave, Parada do Monte, S. Paio, Cousso e Roussas.

Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço e também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT, considera que Melgaço, apesar do contexto pandémico, «continuou a trilhar um caminho de forma ajustada, promovendo a prática desportiva e mobilizando os vários agentes desportivos, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do concelho. O MAT é, sem dúvida, um importante impulsionador de novas transações comerciais.», atenta, considerando que «Melgaço é também um destino de eleição em termos do produto turismo desportivo. O nosso concelho dispõe, por um lado, de equipamentos desportivos homologados com elevado nível de qualidade e, por outro lado, de um conjunto de instituições que, aliadas às nossas condições naturais de excelência, nos colocam numa posição ímpar para a realização de atividades desportivas. Não tenho dúvidas de que Melgaço tem condições para receber eventos desportivos das mais variadas modalidades.»

O MAT ESTÁ NOS ROTEIROS DOS TRAILS DE PORTUGAL

Começou com cerca de 250 atletas, em 2015, e, desde então, tem atraído atletas e entusiastas de vários pontos. Os participantes deslocam-se ao município mais a norte de Portugal não só para um trail com percursos exigentes, mas também para desfrutar das paisagens soberbas, da tranquilidade da natureza, assim como da deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o vinho alvarinho.

Em 2019 foi considerado o evento desportivo do ano pelo “O Minhoto” Troféus Desportivos, uma ação destinada ao reconhecimento público do mérito de todos os envolvidos no fenómeno desportivo da região Minho, através da atribuição de Troféus.