Obras de requalificação da rede viária em curso
O executivo municipal visitou recentemente várias freguesias para ver in loco o andamento das várias obras que decorrem no concelho, no âmbito da requalificação da rede viária. Cristoval, Paderne (lugar de Pomares), Cousso (lugar da Cela e Cousso), Alvaredo e Penso são as freguesias com intervenções.
O Presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista, acompanhado pelo vereador Hilário Afonso e pelos técnicos, visitou ainda o centro histórico da Junta de Freguesia da Vila e Roussas com o propósito de estudar uma possibilidade de melhorar os arruamentos, de forma a aperfeiçoar as condições de mobilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
A requalificação da rede viária representa um investimento que rondará os 318 mil euros. Em 2016, o investimento da autarquia já havia sido elevado: cerca de 454 mil euros. Foram reconstruídos vários muros de suporte das estradas municipais derrocados (freguesias de Chaviães, Paços, Cristoval, Fiães, Castro Laboreiro e Roussas), foram repostos e retificados pavimentos em diversos pontos do município (Penso, Roussas, Alvaredo e Cristoval) incluindo a execução de drenagem de águas pluviais. Foi ainda realizada uma intervenção profunda a nível da rede viária na pavimentação de diversas estradas, melhorando os pavimentos existentes e a drenagem de águas pluviais. Em todas as intervenções foram efetuados melhoramentos a nível da sinalização rodoviária vertical e horizontal, sendo que os mesmos foram adjudicados no âmbito da empreitada da Beneficiação da Rede Viária 2017, empreitada ainda em curso. Brevemente serão concretizados todos os trabalhos.