Ordem da Austrália para o melgacense Carlos Pereira de Lemos
O melgacense Carlos Pereira de Lemos, Cônsul Honorário de Portugal em Melbourne, foi condecorado pelo governo australiano com a Ordem da Austrália.
Carlos Pereira de Lemos, o Cônsul honorário português mais antigo, com 92 anos, conta com mais de 30 anos enquanto responsável em Melbourne. Agora, foi distinguido pelo governo australiano com a Ordem da Austrália aquando da celebração do Dia da Austrália, pelos seus feitos beneméritos ao longo destes anos de enorme esforço e dedicação. Após a condecoração ser anunciada na imprensa de todo o país, foi parabenizado por dezenas de individualidades de renome através de emails, telefone e cartas. Condecorado pelos Estados Português, de Timor-Leste e Austrália, Carlos Pereira de Lemos é responsável por um consulado honorário que presta serviço a uma comunidade de cerca de 18 mil pessoas.
A Ordem da Austrália é altamente significativa nesse mesmo país, uma vez que a seleção é rigorosa. Uma Comissão investiga em detalhe a vida da pessoa e só seguidamente o Chefe de Estado aprova ou rejeita. É uma ordem de cavalaria estabelecida por Elizabeth II do Reino Unido, Monarca da Austrália, com o propósito de reconhecimento aos cidadãos australianos e outras pessoas por feitos ou serviços beneméritos. As pessoas premiadas que não são cidadãos australianos recebem-no na categoria de ‘honorários’.
De realçar que também o Município de Melgaço distinguiu Carlos Pereira de Lemos durante a cerimónia de atribuição das Medalhas de Mérito, inserida no Melgaço em Festa de 2017, com a medalha de Cidadão de Mérito. ‘A Câmara Municipal, como legítima representante da comunidade melgacense tem o dever de demonstrar gratidão e apreço institucionais aos cidadãos e instituições que, de qualquer forma, honraram, prestigiaram e promoveram o município, contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar da população’, afirmou durante a cerimónia o autarca, Manoel Batista.
Sobre Carlos Pereira Lemos
Carlos Pereira Lemos começou a vida profissional como topógrafo em Portugal, trabalhando depois em Moçambique, em Timor e na Austrália. Foi estudante na África do Sul – Rhodes University e University of South Africa. Depois da licenciatura em Ciências Políticas e Sociologia fez a pós graduação em Pedagogia na Universidade de Melbourne e foi professor de Sociologia e Ciências Políticas no Royal Melbourne Institute of Technology e de línguas na Universidade de Monash, e representante do Banco Borges em Melbourne.
A sua atividade estendeu-se ainda ao âmbito associativo, no quadro do qual, como dirigente, criou uma escola de português e um programa de rádio.
Em 1988, foi nomeado Cônsul Honorário de Portugal em Melbourne, no Estado de Vitória, na Austrália, e agraciado com a Ordem de Mérito, no grau de Comendador, pelo Presidente Jorge Sampaio em 2002. Mais recentemente, foi também condecorado pelo Presidente de Timor Leste e, mais recentemente, pela Ordem da Austrália.
É ainda de destacar que foi o grande impulsionador da edificação de um ‘Padrão’ de homenagem aos navegadores portugueses Infante Dom Henrique e Vasco da Gama, em Warrnambool, que se tornou um lugar de culto da presença portuguesa. Em reconhecimento ao seu trabalho de promoção das relações bilaterais, a uma das ruas de Warrnambool foi dado o seu nome, ‘De Lemos Court’.