PRESIDENTE DA CÂMARA INAUGURA CASA MORTUÁRIA DE GAVE NO DIA DO BRANDEIRO

Presidente da Câmara inaugura Casa Mortuária de Gave no Dia do Brandeiro

O Dia do Brandeiro, tradicionalmente comemorado no primeiro fim de semana de agosto na Aveleira, freguesia de Gave, celebra este ano 20 anos. No próximo sábado, a anteceder o programa, haverá ainda a inauguração da Casa Mortuária desta freguesia, pelo autarca melgacense, Manoel Batista, pelas 10h00.

A Casa Mortuária de Gave cumpre uma necessidade da população: oferece agora condições de utilização com o conforto necessário ao uso pretendido. Este edifício é uma mais-valia para a população de Gave e um investimento que dignifica a freguesia e que teve o contributo do Município de Melgaço.

Dia do Brandeiro assinala 20 anos
O habitual desfile de carros de bois, acompanhado por brandeiros trajados a rigor dos tempos de atividade plena das brandas melgacenses acontece pelas 12h30 e promete atrair os mais curiosos à aldeia melgacense.

A tarde ficará marcada pela palestra ‘20 anos do dia do Brandeiro’ com o Dr.º José Rodrigues Lima, seguida de um momento de ‘conversas’ entre brandeiros e brandeiras. Nesta sessão proceder-se-á à renovação da Declaração Patrimonial da Branda da Aveleira. O dia fica também marcado pelas homenagens a António Rui Esteves Solheiro e ao Dr.º José Rodrigues Lima pelas 16h30, seguindo-se a corrida de cavalos, pelas 17h00, que marca o encerramento do evento.

A diversidade paisagística da aldeia e a gastronomia local (onde se destaca a broa de milho, o cabrito à moda da Serra e os produtos de fumeiro) fazem desta aldeia do Município mais a Norte de Portugal uma ótima escolha! Situada na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Branda da Aveleira representa a tipicidade da região e o modo de vida de uma época. A aldeia tem uma paisagem e um conjunto arquitetónico de enorme beleza, sendo o testemunho de uma tradição agrícola e cultural de grande valor antropológico, que a torna muito especial e singular.