Projeto “Sem Abelha, Sem Alimento” pretende alertar para a importância das abelhas
Miúdos e graúdos poderão aprender mais sobre o fascinante mundo das abelhas. A Porta de Lamas de Mouro levará a cabo o projeto “Sem Abelha, Sem Alimento”. A ação de sensibilização é dirigida à comunidade escolar (pré-escolar | 1º ciclo), mas terá também uma sessão aberta ao público em geral, no dia 27 de maio, pelas 14h30, no auditório da Porta. A participação é livre, mas de inscrição prévia obrigatória, através do preenchimento do formulário disponível aqui.
No total serão três sessões, duas para a comunidade escolar e uma para o público em geral, todas elas dinamizadas por Paulo Santos, autor da coleção de livros “As aventuras da Cuscas” (uma adaptação para crianças, para que consigam aprender de forma divertida a vivência das abelhas), e com uma larga experiência de apicultor. Paulo Santos dará a conhecer o trabalho desenvolvido pelas abelhas através da observação de uma colmeia de vidro e haverá ainda uma prova de mel. De uma forma enérgica, dinâmica e muito animada, o especialista pretende chamar a atenção de miúdos e graúdos para a importância das abelhas, nomeadamente do papel crucial que estes pequenos seres têm na vida do planeta e no equilíbrio dos ecossistemas.
Geralmente, associam–se as abelhas à produção de mel, mas o que a maioria das pessoas desconhece é que as abelhas cumprem um papel infinitamente mais relevante. Apesar de serem pequenas aos nossos olhos, as abelhas têm um impacto enorme para o planeta: são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, sendo por tal uma espécie fundamental na manutenção da biodiversidade, mas que está, atualmente, ameaçada.
Segundo Albert Einstein «Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, ao Homem apenas resta quatro anos de vida. Não há abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais, não há Homem.»