Sessão de assinatura do Acordo de cooperação institucional do Caminho Minhoto Ribeiro

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, estará amanhã, dia 30 de junho, em Melgaço para a sessão de inauguração e apresentação do Caminho Minhoto Ribeiro, durante a qual será assinado o Acordo de cooperação institucional do Caminho.

Os Municípios de Melgaço, Monção, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde e Braga, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) celebrarão o Acordo, comprometendo-se a promover um trabalho conjunto de gestão do itinerário do Caminho, visando a sua certificação, promoção e dinamização. O TPNP assumirá a responsabilidade de Entidade Gestora do Itinerário.

De realçar que em dezembro de 2020, a Secretária de Estado do Turismo esteve também em Melgaço e presenciou cerimónia de assinatura do protocolo “Caminho Minhoto Ribeiro”, documento assinado pelos seis municípios anteriormente referidos, onde se comprometerem a desenvolver trabalhos de estudos de uma Rota de interesse Histórico e Cultural Intermunicipal denominada “Caminho Minhoto Ribeiro” para futura fruição pública.

Saiba-se que o Caminho entronca com o território nacional no lugar de Cevide, freguesia de Cristóval, concelho de Melgaço, uma das mais antigas fronteiras terrestres. O conhecimento científico construído nas últimas duas décadas levou as entidades galegas a desafiarem os municípios portugueses a desenvolverem os esforços tendentes à implementação do Caminho em solo nacional. Melgaço e os cinco municípios portugueses, anteriormente referidos, manifestaram todo o interesse em desenvolver a investigação histórico-científica, necessária à formalização de uma candidatura nacional para a devida certificação deste Caminho que integra os Caminhos de Santiago.

A manhã será ainda preenchida por um circuito pedestre de acesso ao Marco nº1, em Cevide, seguindo-se a apresentação da obra “Eu fico em Portugal”, edição da Associação Portuguesa de Bloggers e que pretende valorizar e dinamizar o turismo em Portugal, mais concretamente alguns dos concelhos portugueses, entre os quais Melgaço.

10h30 – Receção no largo em Cevide
10h45 – Circuito pedestre de acesso à ponte Internacional EP1 bis
11h00 – Inauguração e apresentação do Caminho Minhoto Ribeiro (CMR)

Assinatura do protocolo de certificação do CMR

11h30 – Circuito pedestre de acesso ao Marco nº1
11h45 – Apresentação da obra “Eu fico em Portugal”, edição da Associação Portuguesa de Bloggers.