Sessão de esclarecimento sobre o controlo da vespa velutina
A Porta Lamas de Mouro vai acolher, no dia 15 de fevereiro, uma sessão de esclarecimento dedicada ao controlo da vespa velutina, uma espécie invasora que tem causado prejuízos significativos à apicultura local e que representa um risco crescente para os ecossistemas da região. O evento, de participação gratuita, realizar-se-á pelas 14h30.
A ação tem como objetivo alertar apicultores e a população em geral para os perigos que esta vespa representa, assim como para os cuidados e métodos eficazes de combate. A vespa asiática, identificada em Portugal em 2011, alimenta-se de abelhas melíferas, sendo responsável por uma ameaça crescente à produção de mel e outros produtos da colmeia, comprometendo diretamente a atividade apícola. Além disso, o seu veneno pode causar graves reações alérgicas nos seres humanos, o que torna necessário o controlo da espécie.
Saiba-se que para os humanos, o maior perigo não é causado pela quantidade de veneno numa só vespa, mas sim pela possibilidade de uma vespa, quando se sente em perigo, atacar com o auxílio das companheiras. Nesse caso, a concentração de veneno pode ser tão elevada que provocará uma reação alérgica que pode ser grave, ao ponto de ser fatal.
O combate a esta espécie invasora está nas prioridades do Município de Melgaço. Em 2023, a equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil exterminou cerca de 500 ninhos.
O programa do evento inclui várias abordagens sobre a biologia e comportamento da vespa, boas práticas para a sua identificação e destruição de ninhos, além de uma demonstração prática de construção de armadilhas para capturar vespas, contando com a participação de especialistas no tema.
PROGRAMA
14h30 – Sessão de Abertura
Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço
14h45 – Comportamento da Vespa: Ciclo de vida, habitat e biologia da espécie
Ana Paula Cruz de Carvalho, Subdiretora Geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
15h10 – Boas práticas no controlo à vespa velutina – Perspetiva do Serviço de Proteção Civil Municipal de Melgaço: identificação e destruição dos ninhos
Luís Matos, Coordenador Operacional Municipal
15h40 – Boas práticas no combate à vespa velutina – construção de armadilhas
Alberto Dias, APIMIL- Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima
16h15 – Debate
16h30 – Alvarinho de honra com provas de produtos da colmeia
Esta ação surge no contexto de uma exposição itinerante sobre a vespa velutina, promovida pela CIM do Alto Minho, e que estará patente na Porta de Lamas de Mouro entre 1 e 20 de fevereiro. A mostra tem como objetivo sensibilizar a comunidade para os danos causados por esta espécie invasora e as melhores estratégias de combate.
A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, até 13 de fevereiro, através do link ou pelo correio eletrónico idomingues@cm-melgaco.pt.