Turistas ficam encantados com Melgaço

Melgaço voltou a contemplar um turista no âmbito do projeto do Observatório Turístico de Melgaço: desta vez o prémio foi para Oliveira do Hospital. A contemplada, Dulce Costa, tem agora a oportunidade de regressar ao Município Mais a Norte de Portugal e conhecer a Casa do Faval, que lhe ofereceu um voucher para duas noites, em regime de alojamento e pequeno-almoço.

‘Realmente estivemos em Melgaço e afirmo, com muita alegria, que foi uma semana memorável. Agradecemos ao Município pela iniciativa e dinamismo que oferece aos munícipes e às pessoas que o visitam.’, afirmou a contemplada, surpresa com o prémio.

O Observatório Turístico de Melgaço torna possível informação real, completa e adequada que permite orientar as ações turísticas e institucionais a realizar. Com o desenvolvimento deste projeto, o Município de Melgaço, os empresários, os investidores, os operadores e agências que trabalham o destino de Melgaço, passam a ter informação mais completa, adequada e real, conseguindo assim orientar as suas estratégias para um segmento de mercado e possíveis investimentos de um modo muito mais organizado. ‘O objetivo é promover, recolher e organizar dados que permitam compilar informação sistematizada acerca da oferta e da procura turística em Melgaço’, realça Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço. Nesta sua tarefa, conta com parceiros estratégicos como a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e, pontualmente, com o apoio das escolas secundárias e profissionais – o que permite criar valor acrescentado ao projeto e ao tecido empresarial.

A cada quatro meses, o Observatório Turístico de Melgaço realiza, realiza um sorteio para premiar os visitantes que cedem informação sobre a sua visita a Melgaço.

Ao longo dos anos este Observatório realizou junto dos turistas uma série de inquéritos com o propósito de recolher os pontos fortes e os pontos fracos do turismo. Desde 2015 em plataforma digital, este registo permite medir o grau de satisfação dos visitantes, bem como descobrir as motivações para a visita ao concelho. Os visitantes são convidados a contar a sua experiência, ficando desta forma habilitados a um sorteio, numa oferta das entidades turísticas da região.

Turistas já contemplados:
Ana Luísa Frade, Sintra, a primeira turista a ser contemplada com a iniciativa, recebendo um pack de garrafas de Alvarinho.
Rafael Varela Vilariño, Villagarcia de Arousa – duas noites em regime de alojamento e pequeno-almoço na Quinta de Remoães (www.facebook.com/quintaremoaes).
Ana Georgina Guerrero Ron, Madrid – duas noites, em regime de alojamento e pequeno-almoço, na Casa das Pesqueiras (www.casadaspesqueiras.com).
Joaquim de Castro, Ovar – duas noites, em regime de alojamento e pequeno-almoço, na Casa da Cevidade (www.casadacevidade.com).
Firmina Mosteiros, Pontevedra – duas noites, em regime de alojamento e pequeno-almoço, nas Melgaço Alvarinho Houses.

Melgaço é eleito por turistas nacionais e estrangeiros
Dados da Loja Interativa de Turismo de Melgaço demonstram que Melgaço é eleito por turistas nacionais e estrangeiros: 25.488 nacionais e 9.411 internacionais (dados relativos a 2017). O Solar o Alvarinho é o espaço preferencial, com 8.773 visitantes. Segue-se a Porta de Lamas de Mouro – 8.753; a Torre de Menagem – 7.394; o Posto de Castro Laboreiro – 3.433; o Museu de Cinema Jean Loup Passek – 2.379; o Museu de Castro Laboreiro – 2.146; o Espaço Memória e Fronteira – 2.021; e Loja Interativa de Turismo – 3.057.

Estes números são o resultado de uma aposta clara da autarquia na qualidade dos espaços e do seu acervo. Em Melgaço é possível descobrir histórias únicas, contadas com o rigor histórico. A oferta é completa: uma boa mesa onde não faltam o tradicional fumeiro e o Alvarinho e uma sossegada e deslumbrante natureza possível de descobrir através de diversas atividades turísticas.

Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro
Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.
A Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro encerra à segunda-feira mas a receção está aberta ao público.

Horário do Solar do Alvarinho
Sala de Prova e Loja
Abril – setembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00
Outubro – março: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00