‘Uma nova visão da Lampreia do Rio Minho’ pelo Chef Vitor Matos

A época é da lampreia e no Município Mais a Norte de Portugal não pode faltar o Alvarinho para acompanhar. No dia 3 de março não faltarão propostas de degustação dos dois produtos que atraem à região os mais entusiastas: o Chef Vitor Matos vai preparar um jantar vínico de harmonização da Lampreia do Rio Minho. Na mesa, estarão cinco propostas de deliciosos menus, acompanhados por cinco diferentes Alvarinhos. ‘Uma nova visão da Lampreia do Rio Minho’ é o que a estrela Michelin, promete. O evento acontece no dia 3 de março, pelas 20h00, no Monte de Prado Hotel & SPA e tem inscrições limitadas.

Já lá vão os tempos em que a lampreia era apreciada de uma forma muito tradicional: cada vez mais são exploradas outras formas de cozinhar o ciclóstomo, amado por uns e odiado por outros. O Chef Vitor Matos, responsável pela cozinha do Vidago Palace Hotel, vai preparar pratos exclusivos para o evento, harmonizados com os Alvarinhos Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Castaboa e Soalheiro. Para acompanhar o momento estará também à mesa um outro produto endógeno de grande qualidade, as Águas de Melgaço.

PROGRAMA:
Receção com ‘Alvarinho de Honra’
Presunto, salpicão, chouriça de sangue, chouriça de carne, queijos de cabra, broa de milho de Melgaço
Espumante Soalheiro Alvarinho 2016
Reguengo de Melgaço Alvarinho 2016

Menu Degustação by Vitor Matos: ‘Uma Nova Visão da Lampreia do Rio Minho’
1ª Harmonização
Lâminas de Lampreia fumada, queijo fresco de cabra Prados de Melgaço
Beterraba e balsâmico velho, capuchinhas
Castaboa Alvarinho 2016

2ª Harmonização
Lampreia cozinhada a baixa temperatura com arroz de berbigão e coentros
Algas, molho de Alvarinho de Melgaço e citronela
QM Nature Alvarinho 2016

3ª Harmonização
Cevadinha cremosa de Lampreia fumada com salpicão de Melgaço IGP Quinta de Folga
Cogumelos e espinafres
QM Vinhas Velhas 2016

4ª Harmonização
Lampreia com molho de vinho tinto, trufa negra, puré de aipo assado e especiarias
Terrina de rabo de boi e funcho
Soalheiro Oppaco 2014

5ª Harmonização
Bucho doce de Melgaço, creme de limão, bergamota e laranja confitada
Sorvete de yuzo, cidreira e panacotta de leite de cabra e lima-kaffir
Reguengo de Melgaço Espumante Reserva Alvarinho 2015

Digestivo
Aguardente Velha Soalheiro

As inscrições são limitadas a 70 pessoas e poderão ser feitas através do telefone 251 400130, do e-mail reservas@hotelmonteprado.pt ou através do link http://bit.ly/DegustacaoVitorMatos. O preço por pessoa é de 40€. (As inscrições apenas ficarão válidas após o envio do comprovativo do pagamento para o endereço reservas@hotelmonteprado.pt, após o que será emitida e enviada a respetiva fatura para o e-mail indicado na inscrição.)

O evento é da organização do Município de Melgaço, em parceria com diversas entidades: Vidago Palace Hotel, Monte de Prado Hotel & SPA, produtores de alvarinho Soalheiro, Reguengo de Melgaço, Quintas de Melgaço e Castaboa, e Águas de Melgaço. A Real Confraria do Vinho Alvarinho e a Confraria da Lampreia do Rio Minho, no seu papel de promoção e defesa destes produtos, valorizando os respetivos territórios em torno da cultura dos seus vinhos e gastronomia, também estarão representadas.

De salientar que o jantar vínico acontece no âmbito da iniciativa ‘Lampreia do Rio Minho – Um prato de Excelência’, em degustação em seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – até 15 de abril. Durante este período os vários municípios propõem várias atividades, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região.