Uma “Viagem pelo mundo da máscara” na Casa da Cultura
Máscaras portuguesas e galegas, entre as quais os tradicionais “garruços” de Castro Laboreiro, compõem a mais recente exposição patente na Casa da Cultura. A mostra, intitulada “Viagem pelo mundo da máscara”, é da autoria da escritora e fotógrafa galega Mercedes Vázquez Saavedra e estará patente até dia 27 de fevereiro.
Mercedes Vázquez Saavedra nasceu em Sarria (Lugo), na Galiza. É escritora e fotógrafa. Nos anos 2018 e 2019, dada sua ligação ao mundo da máscara, mais de 20 anos de investigação, Mercedes Vázquez levou ao cabo a mostra itinerante. Entre as várias fotografias destacam-se imagens dos “garruços”, as típicas máscaras de Castro Laboreiro.
Outrora, na vila C(r)asteja, os “Farrangalheiros” saíam à rua, trajados a rigor, para celebrar o Entrudo: homens e mulheres vestiam o tradicional saiote castrejo tipicamente vermelho bordado e/ou decorado com cores garridas, as blusas e o lenço amarelo. O traje era composto pelo “garruço”, o objeto mais representativo do Entroido C(r)astejo: chapéus de cartão decorados com fitas e enfeites garridos que congregam uma renda que encobre o rosto dos “Farrangalheiros”.
A exposição é composta por 163 fotografias e foi ontem (dia 6 de fevereiro) inaugurada. A entrada é livre e possível de visitar no horário do espaço cultural: de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00; e aos sábados, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.