Várias iniciativas recheadas de espírito natalício para celebrar a época

A quadra natalícia traz ao Município mais a Norte de Portugal uma panóplia de atividades, desde rafting com o Pai Natal a passeios de charrete, encontro de coros, exposições ecológicas, desfile de moda, teatro, Mercadinho de Natal, insufláveis, animação de rua, Casa do Pai Natal, concertos de Natal e de Ano Novo, a Queima do Ano Velho em Castro Laboreiro e ainda, pela primeira vez, a Festa de Passagem de Ano. São iniciativas para todos os gostos, para pequenos e crescidos, que se poderão deliciar ainda com a iluminação propícia à época nas ruas melgacenses.

Melgaço quer com este programa atrair mais pessoas ao concelho: ‘Sabemos que Melgaço tem muitos encantos. Tem locais maravilhosos e tem uma gastronomia divinal. Os turistas que nos visitam são cada vez mais e saem de cá fascinados. Porque não colocar Melgaço nos roteiros natalícios? Queremos que nesta época também visitem Melgaço’, alerta Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, chamando ainda a atenção para as compras natalícias no comércio tradicional: ‘nesta época queremos também envolver toda a comunidade, incentivando-a a fazer as compras de Natal no comércio local. E o Mercadinho de Natal que este ano propomos, é também uma boa opção’.

PROGRAMA NATALÍCIO

09 de dezembro | 21h30
Encontro de Coros na Casa da Cultura

• Grupo Coral Santa Bárbara
  • Grupo Coral de Parada do Monte
  • Grupo Coral Canto Jovem
  • Grupo Coral Interparoquial Vila, Prado, Penso e Remoães

08 de dezembro a 08 de janeiro | ILUMINAÇÃO DE NATAL
Nas ruas e praças da Vila.

16 de dezembro | 14h30 | DESFILE DE MODA
Promovido pela Associação Empresarial Minho Fronteiriço. Na Praça da República.

11 de dezembro | 10h00, 11h00, e 14h30 | PEÇA DE TEATRO «PRESENTE DE NATAL»
Público-alvo: alunos do pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Melgaço. Na Casa da Cultura.

13 de dezembro | 14h30 | PEÇA DE TEATRO «PRESENTE DE NATAL»
Público-alvo: utentes dos Lares e Centros de Dia de Melgaço e APPACDM. Na Casa da Cultura.

15, 16, 22 e 23 de dezembro | 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30 | MERCADINHO DE NATAL
Promovido pela Associação Empresarial Minho Fronteiriço. Na Praça da República.

15 a 23 de dezembro | todo o dia | INSUFLÁVEIS
No Largo Hermenegildo Solheiro.

15 de dezembro | 11h00 às 16h00 | GRUPO DE GAITEIROS RIO MOURO
Nas ruas da Vila.

16 de dezembro | 11h00 | DESCIDA DO PAI NATAL (RAFTING)
Organizada pela Associação Melgaço Radical. Chegada: Peso. Ver programa na página de Facebook.

21, 22, 23 de dezembro | todo o dia | ANIMAÇÃO DE RUA

• Casa do Pai Natal: poltrona, árvore de Natal e marco do correio para cartas ao Pai Natal
  • Grupo musical itinerante
    Na Praça da República e nas ruas da Vila.

22 de dezembro | 21h30 | CONCERTO DE NATAL – ENSEMBLE MELGÆCUS
Entrada: 2 Natais – reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço.
No Convento das Carvalhiças.

8, 15, 22 e 23 de dezembro | 10h00 / 16h30 | PASSEIOS DE CHARRETE
Nas ruas da Vila.

29 de dezembro | 21h30 | CONCERTO DE FIM DE ANO – ORQUESTRA ROCK EXPERIENCE
Na Casa da Cultura.

30 de dezembro | 23h00 | QUEIMA DO ANO VELHO

• Animação musical pelos Rampeiros (música celta e gaitas de foles à moda da Galiza pelas ruas de Castro)
  • Animação teatral pelo grupo ‘Os Kopinxas’ (Os Rurais)
  • Queima do Ano Velho
  • Petiscos e esconjuro do Ano Velho com uma Queimada Galega

Organização conjunta da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro. Na Vila de Castro Laboreiro.

31 de dezembro | 23h30 | A PASSAGEM DE ANO MAIS A NORTE DE PORTUGAL
No Edifício das Piscinas Municipais, sob a temática dos anos 70, 80 e 90.

‘Natal ecológico’
Entretanto, as ruas e praças do concelho já estão adornadas com uma exposição de trabalhos natalícios feitos a partir de materiais reciclados, no âmbito do projeto ‘Natal ecológico’ (um projeto onde participam as Associações, IPSS e escolas locais). A mostra dos trabalhos decorrerá na área urbana da vila até 7 de janeiro. E também a Porta de Lamas de Mouro está já decorada com materiais reciclados alusivos à época.