Espaços verdes e limpeza urbana

Espaços Verdes

Os espaços verdes dão um forte contributo para a qualidade de vida urbana, para o bem-estar e descontração da população e constituem áreas essenciais de estadia, de recreio e lazer. Contribuem para a integração e enquadramento do edificado, no embelezamento do concelho e como áreas ecologicamente importantes. De salientar ainda as árvores nas vias públicas que atuam sobre o conforto humano e com benefícios evidentes no meia ambiente.

Incluem-se nos espaços verdes: os parques, os jardins, as praças e logradouros ajardinados, as alamedas.

A manutenção destes espaços no centro urbano é da responsabilidade da Câmara Municipal que, para esse efeito, dispõe de 10 funcionários afetos à Divisão de Obras e Serviços Urbanos. Estes operacionais são responsáveis pela conservação e manutenção dos espaços verdes com uma área de cerca de 45000m2 que inclui, entre outros trabalhos, limpeza, monda, plantação, corte de relva, fertilizações, aplicação de herbicidas, rega manual, manutenção dos sistemas de rega, reprodução de plantas na estufa municipal. Apoiam ainda os centros escolares, centro de saúde, associações e Juntas de Freguesia.

Jardins, Praças e Parques de Lazer mais relevantes do concelho:

• Alameda Inês Negra;
  • Praça Hermenegildo Solheiro;
  • Praça da República;
  • Parque urbano do Rio do Porto;
  • Parque de lazer do Monte de Prado;
  • Parque geriátrico de Prado;
  • Parque de lazer PNPG;
  • Parque de lazer das Termas do Peso

A autarquia tem vindo a trabalhar continuamente no sentido de melhorar estes espaços e de os tornar mais aprazíveis, esteticamente mais interessantes e, principalmente, mais sustentáveis para todos os Melgacenses e para quem visita Melgaço.

Limpeza Urbana

A limpeza urbana da Vila de Melgaço é assegurada pelo Município de Melgaço sendo que a limpeza das freguesias é da responsabilidade das Juntas de Freguesia.

Estão afetos a este serviço 4 operacionais, pertencentes à Divisão de Obras e Serviços Urbanos, responsáveis pela varredura manual e mecânica das ruas, pela remoção de infestantes e aplicação de herbicida, pela recolha dos resíduos das papeleiras e lavagem com máquina de alta pressão dos passeios do centro urbano.

A limpeza é efetuada durante o período da manhã de Segunda- feira a Sábado.

Durante o período de verão, os ecopontos subterrâneos são lavados e desinfetados quinzenalmente e no inverno esta lavagem é efetuada uma vez por mês.

“A colaboração de todos os Munícipes para a manutenção do nosso concelho limpo é fundamental.
Utilize as papeleiras para depositar os resíduos de pequenas dimensões, os cinzeiros urbanos para depositar as suas beatas, os ecopontos, e os contentores de lixo para os resíduos indiferenciados produzidos na sua habitação.
Não deite lixo para o chão.”