Resíduos Urbanos

A recolha dos resíduos indiferenciados – resíduos urbanos (RU) – é da responsabilidade do Município, que após efetuar a recolha dos mesmos, os transporta até à Estação de Transferência de Valadares pertencente à Valorminho, SA, e seguidamente esta empresa efetua o transporte até ao Aterro Sanitário, localizado na Freguesia de São Pedro da Torre do Concelho de Valença, cuja gestão também lhe pertence.

Quanto aos resíduos diferenciados (Recicláveis), tanto a recolha como o destino final dos mesmos é da responsabilidade da Valorminho, SA.

Desde 2005 é feito o serviço de recolha de Monstros, promovido pelo Município, sendo um serviço gratuito para o requerente. Para tal, basta efetuar a marcação, pessoalmente na DOSU ou telefonicamente, com o Município, que efetuará a recolha à porta da moradia do requerente, na data previamente marcada.

CONSULTA PÚBLICA DO “PROJETO DE PLANO DE AÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO PARA OS RESÍDUOS URBANOS (PAPERSU 2030)”


A autarquia tem ao dispor dos munícipes um espaço de deposição de pequenas quantidades de RCD’s (resíduos de construção e demolição) com origem em obras isentas de controlo prévio, como por exemplo a remodelação de uma casa de banho. Localiza-se na Zona Industrial de Penso, no lote 17, e aqui é ainda possível depositar outro tipo de resíduos, como derivados de madeira, materiais ferrosos, betuminosos, madeiras, inertes limpos, devendo estes ser devidamente separados.

ENTREGA NO LOCAL OU SOLICITAÇÃO DE TRANSPORTE À AUTARQUIA

O munícipe pode optar por efetuar ele mesmo a entrega dos resíduos ou solicitar à autarquia o transporte para o serviço.

Materiais como fibrocimentos, alcatrão ou outras substâncias passíveis de os catalogar como resíduos perigosos, e que só empresas especializadas na área os poderão manusear dado as suas especificidades, não poderão ser aceites, sendo da total responsabilidade do munícipe.

A deposição é gratuita para os seguintes materiais: madeiras maciças e materiais ferrosos. Os preços para os restantes materiais estão disponíveis no tarifário e são subsidiados em 50% pela autarquia, de forma a incentivar a sua utilização e reduzir assim as descargas ilegais, uma vez que o seu transporte e encaminhamento para valorização/tratamento para empresas especializadas têm custos elevados devido, desde logo, à distância a que se encontram os operadores mais próximos.

AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO

A descarga destes resíduos deverá ser agendada previamente, através dos contactos de telefone 251 410 100 ou via email: secretaria.dosu@cm-melgaco.pt.

QUEM PODE FAZER DESCARGAS?

Os vários serviços do Município de Melgaço, as Juntas de Freguesia, Instituições/Associações, empresas locais e os munícipes.


O serviço de recolha de monstros, como eletrodomésticos velhos, colchões, mobiliário e outro lixo volumoso, é efetuado pela autarquia de forma gratuita e quinzenalmente.

Cada munícipe poderá deixar até 2m3 de “monstros”. Esta limitação deve-se à necessidade de atender à totalidade do número de pedidos em média registados e à limitação de carga da viatura de recolha. Os resíduos deverão ser colocados na noite anterior ao dia de recolha junto à habitação, desde que seja possível o acesso à viatura de recolha, ou junto de um contentor do lixo.

AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO

Através do número gratuito 800 207 375, do contacto 251 410 100 ou diretamente no Balcão Único da Câmara Municipal.

AJUDE A MANTER MELGAÇO LIMPO!

Não espalhe o lixo.
Depositar resíduos fora dos locais autorizados constitui CONTRAORDENAÇÃO.
COIMAS A PARTIR DE 250€ E ATÉ 22000€.

Toggle Content goes here

Toggle Content goes here