Bibliotecas de verão

Todos os anos a Biblioteca Municipal de Melgaço “abandona” o seu espaço tradicional, prestando os seus serviços ao ar livre, através da biblioteca de Jardim, instalada nos jardins da Alameda Inês Negra, e da Bibliopiscina, a funcionar no Complexo Desportivo de Monte de Prado,  convida os veraneantes a ler um livro, um jornal ou uma revista, a jogar um jogo ou a assistir a uma atividade de animação.

É um projeto que estimula a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias de verão, e ao mesmo tempo, ocupa os tempos livres de vários jovens do concelho.
No âmbito da promoção do livro e da leitura realizam-se, em espaços junto às Bibliotecas, pequenas dramatizações, teatro de marionetas, ateliers de expressão plástica, dramática e corporal, sessão de contos e jogos, especialmente vocacionados para o público infantil e juvenil.

Com esta iniciativa pretende-se implementar serviços em espaços informais, de modo a proporcionar o acesso da população à consulta e leitura de livros, jornais e revistas, contribuindo assim para responder às necessidades de informação e de lazer.

Jardim de Letras
Este é um serviço destinado aos mais jovens do concelho que se situa numa casinha em madeira em pleno centro da vila, no Jardim da Alameda Inês Negra. Aqui pais e filhos podem participar em atividades de animação da leitura, jogos, ateliers, hora do conto, etc., além de poderem requisitar documentos ou simplesmente passar uma tarde diferente.

Mergulhos na Leitura
Durante a época de verão a Biblioteca Municipal estende os seus serviços à comunidade, levando livros e revistas até ao Complexo Desportivo do Monte de Prado – Centro de Estágios. Neste serviço a comunidade pode requisitar para leitura domiciliária ou para leitura de presença os documentos existentes.

Estes espaços são regulados pelas mesmas normas que se aplicam à Biblioteca Municipal.