Espaços e Serviços

Os serviços prestados pela Biblioteca Municipal regem-se por um Regulamento próprio, que define a sua forma de funcionamento e de interligação com a comunidade.

A secção de adultos localiza-se no rés-do-chão e tem capacidade para sentar 50 pessoas compreendendo as seguintes áreas e serviços: livre acesso às estantes; consulta local dos documentos de acesso livre, condicionado e reservado; seleção de documentos para empréstimo; consulta de legislação, revistas e jornais; consulta da base de dados local; leitura de documentos multimédia; consulta de documentos audiovisuais; acesso à Internet e serviço de informação à comunidade.

 

Uma vez que o gosto pelo livro e o hábito de frequentar a Biblioteca deve ser adquirido desde a Infância, a CCBM dispõe no 1º piso de uma Sala de leitura para os mais pequenos, dividida em Biblioteca Infantil e Biblioteca Juvenil.
Esta Sala dispõe de espaços próprios reservados ao visionamento de vídeos e DVD’s; postos multimédia ligados à Internet e consulta de CD-ROM’S; à leitura informal, onde as crianças poderão não só ler, mas também jogar e participar em atividades lúdicas.
Conjuntamente nesta sala apresenta-se o espaço por excelência para a realização da Hora do Conto e de atividades lúdicas de animação do livro e da leitura, dirigida ao público Infanto-Juvenil.

 

É um espaço destinado à consulta de imprensa, que convida a um olhar atento pela actualidade.
Situado na sala de leitura geral, em livre acesso, disponibiliza vários jornais e revistas. Tendo em conta a especificidade dos seus documentos e as características da sua leitura obriga a uma leitura mais informal.

É constituído pelo espólio doado à Autarquia pelo Dr. António Durães e pelos Diários da República I e II Série.
Todos os documentos existentes neste Setor são de consulta reservada, sem livre acesso, pelo que o acesso aos mesmos será feito através do funcionário, que facultará ao leitor os documentos solicitados, assim como no caso de fotocópias dos documentos.

Estão sujeitos a consulta local, todos os documentos disponíveis na Biblioteca independentemente do seu suporte, não sendo necessário que o utilizador tenha cartão de leitor. Todos os documentos encontram-se em livre acesso, com exceção dos documentos do Sector de Reservados. Para facilitar uma boa arrumação e pesquisa o utilizador não deve voltar a arrumá-los, deixando-os sobre as mesas ou nos carrinhos ou entregando-os ao funcionário de serviço.

Todos os documentos existentes no acervo da Biblioteca estão sujeitos a empréstimo domiciliário, com exceção dos documentos do Sector de Reservados, obras de referência e obras raras. As exceções estão assinaladas com um círculo vermelho na lombada. Cada utilizador, desde que possua Cartão de Leitor poderá requisitar até cinco obras durante um período de 15 dias.
O prazo de empréstimo pode ser renovado por telefone, e-mail ou no local, por igual período de tempo, caso não haja leitores em lista de espera. É ainda realizado o empréstimo a turmas escolares ficando, neste caso, o professor responsável pelas obras e sua devolução.

Este serviço destina-se a apoiar tecnicamente as bibliotecas escolares dos vários graus de ensino básico e secundário do concelho de Melgaço, particularmente as que integrem a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares. Faculta orientação, apoio e esclarecimentos técnicos sobre a organização das bibliotecas e tratamento documental dos fundos das bibliotecas escolares.

Com o objetivo de facilitar a toda a população do Concelho o acesso às novas tecnologias de informação, foi criado um Sector Multimédia, que dispõe de dez computadores destinados à realização de qualquer trabalho por parte dos utentes.
Este sector destina-se à audição e ao visionamento individual ou em pequenos grupos de CD’s, Vídeos e DVD’s, dispondo ainda de postos multimédia ligados à Internet e consulta de CD-ROM’s. É um sector de autoformação por parte dos utilizadores, podendo estes utilizar os meios informáticos para executar os seus próprios trabalhos e imprimi-los, para além de lhes dar a oportunidade de contacto e aprendizagem com os novos suportes de informação e de “navegar nas autoestradas digitais”, através da Internet.

Este sector de pequena dimensão está inserido no sector de adultos. É um serviço complementar, destinado a servir os utilizadores. Tem no entanto, limitações de ordem legal e não pode colidir com a conservação e preservação dos documentos, nem com o bom funcionamento dos serviços.
Não são permitidas as reproduções na íntegra dos documentos e as obras raras ou em mau estado não poderão ser sujeitas a fotocópias.