Outras Iniciativas

A Hora do Conto é uma atividade regular de animação, que convida as crianças a entrar no mundo do “faz de conta” a partir da leitura ou dramatização de uma história, que pode ser feita através de livros, objetos, fantoches, música…

A atividade destina-se a crianças do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e realiza-se às 10h e às 14h30, na Sala Infanto-juvenil, situada no Piso 2.
A participação na Hora do Conto está sujeita a inscrição prévia.

 

A Biblioteca Municipal de Melgaço tem vindo a desenvolver diversas ações de descentralização dos serviços, sempre na procura de uma maior aproximação e ligação à comunidade local.
Tem sido um trabalho diversificado e continuado, que teve início com o desenvolvimento de um trabalho conjunto entre a Biblioteca e as escolas, primeiro trazendo a escola à Biblioteca e depois levando a Biblioteca às escolas e à APPACDM.
Também os idosos são potenciais leitores… por isso, e em colaboração com o Centro Paroquial e Social de Chaviães, o Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia e com a Residência para Seniores Idade d’Ouro, a Biblioteca iniciou um trabalho de animação junto dos centros de convívio e lares do concelho.
Com estas e outras iniciativas, como as bibliotecas de verão e a extensão de Castro Laboreiro, pretende-se responder às necessidades e interesses dos leitores, indo ao seu encontro, sempre com a intenção de prestar um serviço de leitura acessível a todos, dando cumprimento aos objetivos de uma biblioteca pública.

Às Salas de Convívio e aos lares
Visita do livro e leitura de textos para os avós, pelo serviço de empréstimo e animação da leitura da Biblioteca Municipal, onde são realizadas sessões de leitura em voz alta, com incidência na leitura de textos sobre temas e/ou autores locais, que tem motivado momentos de convívio, com animadas tertúlias sobre as recordações e conhecimentos locais dos participantes.
Uma vez por mês os idosos do concelho são convidados a requisitar livros e ouvir histórias que ajudarão a contar…

À APPACDM
Também uma vez por mês, o serviço de empréstimo e animação da leitura, visita a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – Melgaço. A iniciativa destina-se não só aos alunos, mas também a educadores, professores e todo o pessoal auxiliar que trabalha nesta Associação.

 

A Câmara Municipal, através da Biblioteca, coloca à disposição de todas as escolas e jardins-de-infância do concelho o serviço de Bibliocaixas.
Cada Bibliocaixa é constituída por um conjunto de documentos de variadas temáticas dirigido à faixa etária correspondente. Este fundo será atualizado regularmente com as novidades editoriais e com as sugestões apresentadas pelas escolas.

A Biblioteca promove com regularidade encontros com escritores, peças teatrais, colóquios, exposições e ateliers temáticos.
Na vertente do incentivo à leitura, a Biblioteca tem a preocupação de incutir nos mais jovens o hábito da leitura, desta forma convida todos os infantários e escolas do 1º ciclo do concelho a fazerem uma visita mensal a fim de terem a possibilidade de beneficiar do serviço de empréstimo domiciliário e participarem na hora do conto, apresentando-se esta sobre várias formas, nomeadamente através de teatro, leitura de textos, histórias, marionetas…

 

O Bibliocafé consiste em levar a biblioteca até à comunidade através da exposição de livros em cafés onde poderão ser consultados pelo público. Com a implementação do projeto pretende-se fomentar a relação entre a Biblioteca e a Comunidade, promover a leitura criando hábitos nos jovens e desenvolvendo neles o gosto pela leitura de forma a ser considerada uma atividade de lazer.
Cada cafetaria interessada nesta iniciativa deverá solicitar mais informações à Biblioteca Municipal.

A Feira do Livro, evento promovido anualmente pela Câmara Municipal/Biblioteca, é um dos mais relevantes acontecimentos culturais do concelho.
Realizada em agosto, juntamente com a Festa da Cultura, torna-se um atrativo para os veraneantes e para os habitantes da vila facultando o acesso a grande diversidade de publicações das principais editoras a preço reduzido.
É uma oportunidade para, durante três dias, usufruir de um espaço onde a cultura e a difusão do livro e da leitura podem ser encontradas num ambiente de festa e lazer.
A Biblioteca Municipal de Melgaço, vai avançar, brevemente, com a Feira do Livro Usado, onde utentes e público em geral podem adquirir livros, em 2ª mão, a preços simbólicos.

 

O empréstimo inter-bibliotecas visa assegurar o acesso a publicações não existentes no fundo documental da Biblioteca Municipal mediante requisição de monografias e solicitação de fotocópias de artigos de publicações a outros serviços de documentação e informação; e possibilitar aos utilizadores de outros serviços de documentação e informação, o empréstimo de monografias e o fornecimento de fotocópias de artigos de publicações pertencentes ao fundo documental da Biblioteca Municipal.

O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros.
É uma comunidade virtual para a promoção da leitura. Os seus membros pretendem partilhar os seus livros com os outros, por isso os livros são deixados nas chamadas Crossing Zones para que sejam encontrados e lidos por desconhecidos.
A Biblioteca Municipal de Melgaço será, em breve, uma Crossing Zone, aliando-se a este movimento mundial que tem por objetivo transformar o mundo inteiro numa biblioteca.