Central de compostagem municipal
O projeto visa a instalação de um local para tratamento de resíduos verdes como estratégia municipal de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), localizado na Zona Industrial de Penso. Propõe-se uma intervenção que deve ser compreendida como um exercício de remate de volumes construídos compactos e consequente transição para uma zona envolvente mais rural.
Propõe-se a execução de uma estrutura metálica revestida a chapa ondulada e capa perfurada, que servirá de uma fachada falsa, que procura diminuir o impacto de uma atividade suja e visualmente desagradável.
O principal objetivo é reduzir o depósito de resíduos verdes resultantes da manutenção dos espaços verdes municipais, limpeza de bermas, limpeza florestal, que atualmente são depositados em aterros sanitários, e, simultaneamente, ter capacidade de resposta para as diversas solicitações dos munícipes que com frequência fazem o depósito inconveniente nos contentores de recolha de resíduos urbanos.
O processo de compostagem permite a transformação dos resíduos verdes num fertilizante natural (composto), a ser aplicado posteriormente nos espaços verdes do município, reduzindo a utilização de fertilizantes químicos. É, desta forma, um processo biológico de decomposição e de reciclagem de matéria orgânica.