Requalificação da zona ribeirinha de Castro Laboreiro – Veigas
Pretende-se criar um percurso marginal junto ao rio Laboreiro e circular à vila de Castro Laboreiro. O percurso terá início junto à ponte velha, criando-se desta forma um espaço de fruição com um espelho de água, passando pela «área de lazer das veigas» e terminando novamente na vila, junto ao mesmo espelho de água. Com isto, pretende-se que o espelho de água funcione como um atractivo natural da Vila e que “convide” as pessoas a fazer a marginal ao longo do rio, conduzindo-os num percurso circular com vários motivos de interesse naturais, culturais e patrimoniais.
O percurso ao longo das margens do rio Laboreiro permite também que a vegetação ripícola existente seja valorizada, e que se promova um maior conhecimento e divulgação da grande biodiversidade destes habitats. Já o tratamento do percurso da encosta, que liga a área de lazer das Veigas à vila de Castro Laboreiro, permite também melhorar o acesso aos terrenos adjacentes, seja para otimizar o combate aos fogos florestais ou a limpeza das matas e matos existentes.
São objectivos da intervenção:
– Reabilitação dos edifícios de apoio à «área de lazer das veigas»;
– Acrescentar motivos de fruição da natureza, em condições de comodidade e segurança, à Vila de Castro Laboreiro;
– Promover o Turismo de Natureza;
– Ordenar o trânsito pesado, sobretudo em períodos de maior procura, aliviando a carga rodoviária (com tudo o que isso implica) no centro da Vila de Castro Laboreiro;
– Aumentar os fluxos turísticos no PNPG e combater a sazonalidade;
– Posicionar o território como um destino de excelência no produto Turismo de Natureza;
– Promover a sustentabilidade ambiental.