Ensino Profissional

Escola Profissional do Alto Minho Interior

O ensino profissional é assegurado no concelho, desde 1993, através da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), sedeada em Paredes de Coura e que conta, atualmente, com polos em Melgaço e Monção.

Ao longo da década de 90, a EPRAMI cresceu e desenvolveu-se, proporcionando alternativas de qualificação aos jovens e preparando-os para as novas realidades sociais, económicas e empresariais da região em que se inserem.

Em 1999, e à luz do Dec. Lei n.º 4/98 de 8 de Janeiro, foi constituída a ADEMINHO, a entidade proprietária da EPRAMI.

A Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional do Alto Minho Interior é uma associação sem fins lucrativos constituída pelos Municípios de Paredes de Coura, Monção e Melgaço e pelo ICN/Parque Nacional Peneda-Gerês.

Fundada em 1999, a ADEMINHO dá corpo ao projeto educativo da EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, atualmente com sede em Paredes de Coura e delegações nos concelhos de Monção e Melgaço.

A qualificação dos recursos humanos e a consequente promoção do desenvolvimento cultural, económico e social da comunidade são os principais objetivos deste projeto intermunicipal cuja área de influência abrange prioritariamente o Alto Minho Interior.

Consciente da importância da qualificação escolar e profissional da população de todas as idades, e empenhada em combater a desigualdade, a discriminação e a exclusão social, a EPRAMI investe também na formação de ativos, na educação e formação de adultos e na certificação das competências adquiridas ao longo da vida, pelo processo de RVCC.

Em Outubro de 2006, dando cumprimento à política governamental de aposta na formação ao longo da vida e na qualificação da população de todas as idades, foi aprovado o EPRAMI – Centro Novas Oportunidades, com sede em Monção e itinerância nos concelhos de Melgaço e Paredes de Coura.

Tendo como meta principal garantir uma nova oportunidade a todos os adultos da região que não puderam frequentar a Escola ou abandonaram precocemente os estudos, o CNO da EPRAMI permite à população concluir o 4º, 6º, 9ºano e 12º ano de escolaridade ou obter uma certificação profissional na área de Secretariado e Trabalho Administrativo. Uma forma de proporcionar aos adultos da região a descoberta de novos caminhos para a qualificação ao longo da vida.